Mais

Sporting estreia-se na Taça da Liga com goleada (6-0) ao Farense

Pedro Gonçalves marcou, Paulinho bisou diante do Farense
Pedro Gonçalves marcou, Paulinho bisou diante do FarenseLUSA
Entrada de leão na Taça da Liga. O Sporting, detentor do troféu, abriu as contas do grupo B da competição com uma goleada, por 6-0, ao Farense, esta quarta-feira, no Estádio José Alvalade. Paulinho, por duas vezes, Marcus Edwards, Pedro Gonçalves, Arthur Gomes e, de penálti, Mateus Fernandes, fizeram os golos leoninos.

Reveja aqui as incidências da partida

Os onzes de Sporting e Farense
Os onzes de Sporting e FarenseFlashscore

O leão começou ao ataque e logo aos cinco minutos Paulinho e Pedro Porro testaram a pontaria. No minuto seguinte, Nuno Santos, de regresso após lesão e com a braçadeira de capitão, obrigou Ricardo Velho à primeira defesa, para canto.

Aos 7' Trincão fez o primeiro remate, sem perigo, antes de Paulinho, aos 9', despediçar soberana ocasião: o passe de Pedro Porro é meio golo e o avançado, só com Ricardo Velho pela frente, atirou ao lado.

Antes do quarto de hora a primeira aparição do leão... de Faro, com Marco Matias a servir Ponde e este a atirar forte mas por cima da baliza à guarda de Franco Israel.

Aos 20 minutos chegava, então, o primeiro golo do Sporting, com naturalidade: Marsà abriu na esquerda, Nuno Santos lançou Trincão e este cruzou para Paulinho finalizar e fazer o 1-0.

Dois minutos depois, ainda as bancadas cantavam o nome do avançado, e já Paulinho bisava, aproveitando uma perda de bola do Farense, precisamente na saída de bola após o golo sofrido: Marcus Edwards fez o primeiro remate, Ricardo Velho defendeu e, na recarga, Paulinho fez mesmo o 2-0.

Antes da meia hora Edwards podia ter feito o 3-0 mas o remate foi contra... Paulinho. Era a ameaça para o que viria a seguir. Depois de Rui Costa ter ameaçado a baliza de Franco Israel, aos 34', com um remate a rasar o poste, Marcus Edwards, após jogada de Pedro Porro pela direita, tirou um adversário da frente e, já dentro da pequena área, colocou a bola junto entre Ricardo Velho e o poste, dilatando o resultado para os 3-0 com que se chegou ao intervalo.

Lugar aos (mais) novos

Ao intervalo Rúben Amorim retirou Dário Essugo, amarelado logo aos 10 minutos, e lançou o grego Sotiris, enquanto Vasco Faísca colocou o experiente Gonçalo Silva, alargando a defesa, tirando o avançado Velásquez.

Nada disso, porém, parou o leão... de Lisboa, que logo aos 48 minutos dilatava a vantagem: uma vez mais Pedro Porro sobre a direita, a trabalhar bem e a servir Pedro Gonçalves que, com remate colocado, junto ao primeiro poste, fez o 4-0.

O jogo caiu de intensidade mas as aparições ofensivas, essas, continuaram a ser do Sporting: aos 68 minutos Pedro Gonçalves voltou a testar a pontaria, com remate de fora da área mas muito por cima.

Depois, aos 74 minutos, ocasião soberana para Jovane Cabral, lançado por Rúben Amorim aos 61', para o lugar de Trincão, se estrear a marcar esta época, mas após várias simulações, rematou ao lado.

Um minuto depois chegou mesmo a mão cheia para o leão: jogada uma vez mais de Pedro Porro, a lançar Paulinho, que tirou um adversário de caminho antes de servir, de bandeja, Arthur Gomes, que só teve de encostar para o 5-0.

A 'assistência' de Jovane para o menino marcar

Aos 83 minutos foi o jovem Mateus Fernandes a sofrer grande penalidade, cometida por Vítor Gonçalves. O médio ainda agarrou na bola, Jovane Cabral pediu-a mas do banco (e da bancada) vieram pedidos para que fosse o miúdo. Jovane acedeu, deu a bola a Mateus Fernandes e este, aos 84 minutos, perante Ricardo Velho, fez a meia dúzia para o leão, estreando-se a marcar pela equipa principal do Sporting.

Homem do jogo Flashscore: Pedro Porro (Sporting)

Estatísticas finais do Sporting-Farense
Estatísticas finais do Sporting-FarenseFlashscore