Huth recorda o seu tempo como jogadora internacional com "orgulho e humildade". Os seus maiores sucessos incluem o título do Campeonato da Europa em 2013, a vitória olímpica três anos mais tarde e a chegada à final do Campeonato da Europa de 2022, em Inglaterra.
"Estou ainda mais feliz por termos conseguido qualificar-nos para os Jogos Olímpicos juntos no final. Vou fazer figas para as raparigas em frente à televisão no futuro e torcer por elas", disse Huth, depois de a equipa do selecionador nacional interino Horst Hrubesch se ter qualificado para os Jogos de verão em Paris (26 de julho a 11 de agosto), ao vencer o jogo do terceiro lugar da Liga das Nações com os Países Baixos (2-0).
No entanto, o período foi "física e mentalmente exigente e exaustivo" , diz a jogadora do Wolfsburgo, que se casou com o seu companheiro pouco antes do Campeonato da Europa em Inglaterra e que se tornou mãe de um filho em setembro de 2023.
"A partir de agora, o meu foco desportivo é apenas o Wolfsburgo. Ao mesmo tempo, estou ansiosa por passar mais tempo com a minha família em casa", explicou.
A directora desportiva da DFB, Nia Künzer, descreveu Huth como um "grande modelo a seguir".
Künzer afirmou que "sempre ficou impressionada com a coragem, o espírito de equipa e o empenho, mas também com a incrível força de vontade e empatia com que seguiu o seu caminho".
Huth "manteve-se sempre fiel a si própria".
"Com o que ela traz para a mesa como jogadora de futebol, com a sua atitude e com o seu efeito sobre as suas companheiras de equipa, ela deu muito à nossa equipa", acrescentou.
Huth já havia comemorado uma série de sucessos com as seleções alemães. Estreou-se pela seleção principal a 26 de outubro de 2011 contra a Suécia (1-0). Na final do Campeonato da Europa de 2022, Huth foi a capitã da Alemanha, no lugar da lesionada Alexandra Popp.