Ténis: Arábia Saudita terá pela primeira vez uma equipa feminina num torneio da ITF

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ténis: Arábia Saudita terá pela primeira vez uma equipa feminina num torneio da ITF

Ténis: Arábia Saudita terá pela primeira vez uma equipa feminina num torneio da ITF
Ténis: Arábia Saudita terá pela primeira vez uma equipa feminina num torneio da ITFAFP
O desporto feminino na Arábia Saudita atingiu um novo marco esta semana, quando o reino conservador enviou pela primeira vez uma equipa feminina a um evento da Federação Internacional de Ténis (ITF).

O evento de pré-qualificação da região Ásia/Oceania da Billie Jean King Cup Juniors, organizado esta semana em Colombo, no Sri Lanka, é a primeira vez que a Arábia Saudita é representada por uma equipa feminina num evento da ITF.

"Esta é uma experiência espantosa e tão enriqecedora", disse a capitã da Arábia Saudita, Areej Farah, à ITF. "Participar neste evento é um grande passo para o ténis feminino na Arábia Saudita e estamos todos muito orgulhosos de representar o nosso país e fazer o nosso melhor. Ver as portas abertas para as nossas jovens atletas femininas sauditas é muito emocionante".

Embora medidas recentes tenham dado mais liberdades às mulheres na Arábia Saudita, muitos dos seus direitos permanecem restritos. A equipa de futebol feminino da Arábia Saudita só jogou o seu primeiro jogo em fevereiro de 2022, enquanto que as mulheres sauditas foram proibidas de assistir aos jogos nos estádios até 2017.

"É inovador porque a Arábia Saudita tem o objetivo de expandir o número de mulheres no desporto e fazer parte disso só nos faz sentir muito sortudas", acrescentou Dania Alzuhair, que vai representar a Arábia Saudita. "A Billie Jean King Cup é um enorme evento internacional e estamos tão orgulhosas de participar".

A ITF tem vindo a trabalhar com a Federação de Ténis da Arábia Saudita no desenvolvimento de iniciativas para os mais jovens ao longo dos últimos anos, afirmou.

"(Os programas de desenvolvimento incluem) a Iniciativa Júnior de Ténis e programas educacionais para treinadores e pais", disse o responsável de Desenvolvimento da ITF para a Ásia Ocidental e Central, Amir Borghei. "A abordagem da Federação de Ténis da Arábia Saudita de desenvolver o ténis jovem ajudou-as a formar uma equipa de raparigas, que participa pela primeira vez num evento da ITF. É maravilhoso de se ver".