Recorde as incidências da partida

Gasquet, ciente dos resultados dos jogos anteriores na Austrália onde referências do ténis como Naomi Osaka foram afastadas, quis dar um golpe no court e surpreendeu um Carlos Alcaraz desconfortável, irritado e por vezes confuso com o jogo do francês .
O primeiro set estendeu-se até ao tie break, onde Alcaraz, com base na potência, nos serviços e nas boas respostas, conquistou a vitória por 6-7 (5-7).
No segundo, o cansaço começou a ser evidente. Gasquet perdeu os três primeiros pontos graças ao serviço de Alcaraz, que aproveitou o mau início do francês para descolar no marcador e decantar gradualmente o encontro.
Nessa altura, o murciano acelerou: no terceiro set, não deixou espaço para o francês e ganhou quatro pontos consecutivos. Gasquet, desconcertado, viu como o rendimento de Alcaraz estava a aumentar à medida que os minutos passavam. Depois daquele início frenético do set, o francês parecia esgotado. O jogador de Múrcia, pelo contrário, estava a tentar.
Gasquet ganhou uma vantagem de 1-4 que, no entanto, não foi suficiente para ele. Alcaraz recuperou com velocidade, registando primeiro o 1-5. O francês, no entanto, queria ficar um pouco mais e deu luta no 2-5. No final, Gasquet deu luta, mas Alcaraz selou o 2-6 final para garantir o seu bilhete para a próxima ronda.
