Swiatek e Alcaraz descansados e de olho nos primeiros títulos no Open da Austrália

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Swiatek e Alcaraz descansados e de olho nos primeiros títulos no Open da Austrália
Iga Swiatek, da Polónia, em conferência de imprensa
Iga Swiatek, da Polónia, em conferência de imprensaAFP
Iga Swiatek, número um mundial, e Carlos Alcaraz, bicampeão do Grand Slam, estão prontos para retomar a luta pelo primeiro título do Open da Austrália na terça-feira, depois de terem aproveitado para recarregar baterias durante a época baixa.

Swiatek, que está entre as favoritas para o título de singulares femininos, espera melhorar a sua prestação depois de ter sido eliminada na quarta ronda no ano passado, após um forte início de época, em que venceu os cinco jogos de singulares na United Cup.

A polaca atribuiu à sua "pacífica" época de descanso a sua impressionante forma.

"Eu literalmente só conseguia concentrar-me nos treinos e no descanso. Lembro-me que no ano passado foi tudo muito agitado, porque tinha muitas coisas para fazer fora do court. Apercebi-me de que, por vezes, não me deixava estar concentrada a 100% porque jogava tantos jogos que disse a mim própria: 'Ok, tenho seis semanas sem jogar, por isso posso relaxar'", explicou.

No seu jogo da primeira ronda, Swiatek, semifinalista do Open da Austrália de 2022, enfrenta a americana Sofia Kenin, que derrotou por 6-4 e 6-1 na final do Open de França em 2020. para conquistar o primeiro dos seus quatro títulos do Grand Slam.

O número dois mundial masculino, Alcaraz, também inicia a sua campanha na terça-feira e, em comparação com Swiatek, o espanhol está por preparado, tendo optado por faltar a todos os eventos de preparação deste mês.

Antes do seu encontro da primeira ronda com o veterano Richard Gasquet, Alcaraz disse que precisava de umas férias para recuperar de uma extenuante época de 2023. em que ganhou seis títulos, incluindo Wimbledon, Madrid e Indian Wells.

"Terminámos a época tão, tão tarde. Prefiro ter umas férias, ter os meus dias para recuperar o meu corpo, a minha mente também", disse Alcaraz.

"Penso que também discutimos com a minha equipa que precisamos de quase quatro, cinco semanas de pré-época para nos prepararmos bem para esta época, para o primeiro Grand Slam do ano. Não tínhamos tempo se eu quisesse jogar um torneio antes do Open da Austrália. No final, preferimos vir aqui diretamente para um Grand Slam", explicou o espanhol.

O alemão Alexander Zverev, sexto cabeça de série, defronta o compatriota Dominik Koepfer, enquanto a terceira cabeça de série feminina Elena Rybakina enfrenta a antiga número um mundial Karolina Pliskova, da República Checa, na sessão noturna da Rod Laver Arena.

Rybakina vai jogar à noite no court principal, o que está muito longe de ser o cenário do seu jogo da primeira ronda no Open da Austrália do ano passado, quando começou a sua campanha num court exterior em Melbourne Park, apesar de ser a campeã de Wimbledon.