Reveja aqui as principais incidências da partida
Na posição invulgar de defrontar alguém mais novo do que ele, Alcaraz, duas vezes campeão do Grand Slam, dominou Shang durante pouco mais de uma hora na Rod Laver Arena.
Shang, conhecido como "Jerry" no centro de treinos na Florida, tinha pedido uma pausa médica para tratamento da coxa quando perdia por 4-1 no segundo set e desistiu depois de ter sido quebrado pela sexta vez no início do terceiro.
"Não é a forma como alguém quer seguir em frente e desejo-lhe uma rápida recuperação", disse o segundo cabeça de série Alcaraz, que vai defrontar o sérvio Miomir Kecmanovic nos oitavos de final: "Ele começou o ano de forma inacreditável, fazendo grandes jogos, e eu estava ansioso por jogar este encontro... Acho que eu e o Jerry queríamos fazer um jogo longo".
Shang abriu novos caminhos para a China quando chegou à segunda ronda como qualifier no ano passado e procurava tornar-se o primeiro chinês a chegar aos oitavos de final de um Grand Slam desde 1938. No entanto, o jovem não conseguiu reunir potência suficiente no seu serviço para estar confiante em manter a vantagem, e não teve jogo suficiente nas devoluções para conseguir ver o espanhol.
Alcaraz quase não precisou de sair da primeira velocidade para vencer os dois primeiros sets, com um lob ou um golpe cruzado para manter o público envolvido.
No ano passado, o jovem de 20 anos assistiu ao primeiro Grand Slam do ano a partir do seu sofá, devido a uma lesão no tendão, e ficou muito satisfeito por ter chegado ao fim do torneio pela primeira vez em três visitas a Melbourne Park.
"Esta é a primeira vez que jogo a segunda semana aqui e é uma sensação especial", acrescentou: "Ao vir para este torneio este ano, estava a tentar melhorar o resultado que tive em 2022. Consegui-o. E agora é altura de continuar, jogar cada vez melhor e, espero, passar mais rondas."