Open da Autrália: Alcaraz defronta jovem chinês e Swiatek quer prolongar série de vitórias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Open da Autrália: Alcaraz defronta jovem chinês e Swiatek quer prolongar série de vitórias
Carlos Alcaraz em ação em Melbourne
Carlos Alcaraz em ação em MelbourneAFP
Carlos Alcaraz defronta o jovem chinês Shang Juncheng este sábado, na tentativa de chegar aos oitavos de final do Open da Austrália pela primeira vez, com Iga Swiatek à procura de uma vitória decisiva.

O espanhol, número dois mundial, derrotou Richard Gasquet na estreia em Melbourne e venceu o jogo da segunda ronda contra o italiano Lorenzo Sonego em quatro sets.

O seu objetivo é tornar-se o terceiro homem na Era open  a ganhar três Grand Slams antes dos 21 anos, depois de Bjorn Borg e Mats Wilander.

Alcaraz também tem a hipótese de suplantar Novak Djokovic como número um do mundo.

Shang, de 18 anos, é uma incógnita para o bicampeão mundial, que se encontra na posição invulgar de enfrentar alguém mais novo do que ele.

"Nunca treinei com ele, nunca joguei contra ele, por isso vai ser a primeira vez que nos vamos defrontar", disse o campeão de Wimbledon, de 20 anos.

"O que vi até agora dele é que é um jogador inacreditável. Ele está pronto para fazer um bom resultado. Tenho de me concentrar nisso e vou preparar-me o melhor que puder", explicou.

A primeira cabeça de série feminina, Swiatek, é a jogadora em melhor forma, com uma série de 18 vitórias em 18 jogos, mas teve de se esforçar muito para derrotar a antiga finalista Danielle Collins na segunda ronda.

Swiatek em ação
Swiatek em açãoAFP

Nos seus dias de folga, viu a atual campeã Aryna Sabalenka bater as suas três adversárias até à submissão, perdendo apenas seis jogos no total.

A jogadora de 22 anos vai querer uma grande vitória contra a checa Linda Noskova, para confirmar que é a jogadora a derrotar na busca do quinto título do Grand Slam.

Swiatek, que enfrentou a antiga campeã do Open da Austrália Sofia Kenin na primeira ronda, disse que o seu sorteio foi "o mais difícil" que já teve.

Mas a tenista acredita que poderá beneficiar do seu batismo de fogo em Melbourne.

"Na verdade, não me importo que tenha sido intenso, porque também me lembro de ter começado o torneio com alguns jogos fáceis e depois senti que estava um pouco enferrujada quando chegaram os momentos difíceis", afirmou.

O terceiro cabeça de série masculino, Daniil Medvedev, está de volta ao court após o seu extenuante encontro de cinco sets com o finlandês Emil Ruusuvuori, que terminou às 3:40 de sexta-feira.

O russo, duas vezes finalista em Melbourne, enfrenta uma tarefa potencialmente difícil contra o canadiano Felix Auger-Aliassime, 27.º cabeça de série, enquanto o sexto cabeça de série Alexander Zverev enfrenta o americano Alex Michelsen.

Muitas das principais cabeças-de-série femininas caíram, mas a 11.ª cabeça de série, Jelena Ostapenko, que foi finalista nos quartos de final no ano passado, continua viva e vai defrontar a bicampeã Victoria Azarenka.