Open da Austrália: Sinner dá a volta a Medvedev e conquista primeiro Grand Slam (3-2)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Open da Austrália: Sinner dá a volta a Medvedev e conquista primeiro Grand Slam (3-2)

Atualizado
Italiano recuperou de dois sets de desvantagem para celebrar o primeiro Major
Italiano recuperou de dois sets de desvantagem para celebrar o primeiro MajorAFP
O tenista italiano recuperou de uma desvantagem de dois sets para bater o russo por 3-6, 3-6, 6-4, 6-4 e 6-3, ao fim de 3 horas e 46 minutos de jogo.

Recorde aqui as incidências do encontro

Jannik Sinner entrou para a história do ténis. O italiano ganhou o primeiro Slam no final de um jogo incrível, depois de uma entrada em falso perante Daniil Medvedev, que liderava por 2-0 ao vencer os dois primeiros sets por 6-3 e 6-3.

Lentamente, o italiano começou a construir uma recuperação e a vitória com coragem e inteligência, sem desanimar numa partida que parecia terminada. Medvedev, que bateu o recorde de horas passadas em court ao longo do torneio - esteve cerca de mais 6 horas em campo do que Sinner -, sentiu o desgaste físico dos três jogos anteriores que foram até ao quinto set.

A partir do terceiro set, Sinner esteve sempre alerta e levou o russo até ao limite do quinto e decisivo, com triunfos por 6-4 e 6-4. Na altura das decisões, o break chegou ao quarto jogo para um tão sonhado título que finalmente chegou.

Primeiro set

O jogo começou difícil para o italiano, que não teve as mesmas percentagens assustadoras no serviço que teve contra Djokovic. Devido aos poucos primeiros serviços, Sinner foi quebrado no terceiro e nono jogos, cedendo o primeiro set para o russo, que estava irrepreensível no seu jogo de serviço, com seis ases. 

Este foi apenas o segundo set que Sinner perdeu no torneio. Um início tímido também fruto da emoção de Jannik, que se mostrou menos lúcido e pouco agressivo, muitas vezes à mercê do russo.

Segundo set

O segundo set começou como tinha terminado o primeiro, com o italiano em grandes dificuldades no serviço e o russo no controlo. O moscovita manteve as percentagens e chegou a fazer 5-1 com dois breaks, mas teve um momento de ligeiro declínio e permitiu que o adversário se aproximasse a 5-3.

Sinner teve um surto de orgulho e encontrou a bola para o milagroso 5-4 que teria reaberto as contas, mas falhou uma diagonal de forehand e o russo, implacável, fechou o set a 6-3.

Tudo ficou mais difícil para Sinner, uma autêntica montanha por escalar, mas os últimos jogos deram bons sinais de eficácia. 

Terceiro set

A percentagem de serviço do italiano subiu acentuadamente e o set decorreu sem qualquer break ou break point até ao 5-4 a favor do próprio, que foi o primeiro a servir. O russo, no entanto, não parecia diminuir, nem fisicamente nem na eficácia dos golpes.

Mas, no décimo jogo, três erros graves de Medvedev e algumas grandes respostas de Sinner (e apesar de um ponto terminado no corredor para o italiano após um rally muito longo) permitiram-lhe quebrar o número 3 do mundo e ganhar o terceiro set, reabrindo o jogo.

Quarto set

Logo ao segundo jogo, Sinner teve um break point para se colocar na frente por 2-0, mas não o conseguiu converter. O mesmo aconteceu no quarto jogo.

No sétimo jogo foi a vez de o russo ter uma oportunidade de break, mas o italiano anulou-a brilhantemente com um ás pelo meio.

Mas, tal como aconteceu no terceiro set, nos dois últimos jogos Sinner esteve mais lúcido e quebrou um Medvedev cada vez mais fisicamente desgastado no momento crucial, fazendo o 6-4 na primeira oportunidade disponível e restabelecendo a igualdade a 2-2.

Quinto set

O quinto set foi disputado frente a frente com Sinner e Medvedev sempre empatados até ao quinto jogo.

O italiano parecia mais reativo, móvel e concentrado do que no início do encontro. Por outro lado, Medvedev sentia-se cansado. Isso também se notou quando falou no seu canto a pedir comida para recuperar energias.

Foi então que se deu o ponto de viragem, com o break em a surgir para o 4-2. Sinner não se fez rogado e fechou o encontro em 6-3 para celebrar o seu primeiro Slam.