O dinamarquês Holger Rune tornou-se o primeiro jogador do top 10 a ser eliminado do primeiro Grand Slam do ano, o Open da Austrália. O tenista foi eliminado contra o jovem wildcard francês de 21 anos, Arthur Cazaux, depois de perder em quatro sets com os resultados de 7-6 (7-4), 6-4, 4-6, 6-3 a favor do francês.
Já no primeiro set, havia indícios de problemas para Rune, que nunca esteve perto de quebrar o soberbo serviço de Cazaux, que ganhou 21 pontos dos seus 24 primeiros serviços e fez seis aces. Ao mesmo tempo, o dinamarquês cometeu uns incríveis 14 erros não forçados, o dobro do francês.
No entanto, ambos conseguiram manter os seus serviços e o primeiro set foi para o tiebreak. Foi apenas o quinto tiebreak ATP da carreira do francês e todos os quatro tinham sido perdidos, mas desta vez Cazaux foi superior ao favorito dinamarquês e venceu por 7-4.

O segundo set foi muito pior para Rune, que começou por perder o seu serviço, abrindo caminho para o francês vencer o set por 6-4, embora o adversário do dinamarquês tenha precisado de três set points para decidir o set a seu favor.
O dinamarquês teve uma pequena redenção no terceiro set quando, após pouco mais de duas horas de jogo, tentou recuperar o jogo 2-2 quando o seu adversário enviou um backhand para a rede. No final, Rune quebrou o francês e venceu o set.
Mas a vitória no terceiro set foi diretamente seguida por um mau jogo de serviço no início do quarto set, em que Rune perdeu o seu serviço e deu imediatamente a Cazaux um importante break. Rune nunca conseguiu retificar a situação e Cazaux conseguiu a maior vitória da sua carreira, a primeira contra um jogador do top 10.
Isto significa que Holger Rune está eliminado já na segunda ronda do Open da Austrália deste ano. Pelo segundo Grand Slam consecutivo, o dinamarquês não consegue avançar para as rondas decisivas, depois de ter sido eliminado na primeira ronda do Open dos Estados Unidos em 2023.
Cazaux, por outro lado, chega à terceira ronda de um Grand Slam pela primeira vez na sua carreira, tendo ficado pela primeira ronda três vezes anteriormente, duas no Open de França e uma no Open dos Estados Unidos. O francês chegou ao Open da Austrália depois de ter vencido um Challenger em Nouméa, na Nova Caledónia. Na terceira ronda, vai defrontar o neerlandês Tallon Griekspoor.