Mais

Rafael Nadal aponta ao regresso no Open da Austrália de 2024

Rafael Nadal voltará no início do próximo ano?
Rafael Nadal voltará no início do próximo ano?Profimedia
Rafael Nadal disputou o seu último jogo oficial no Open da Austrália em janeiro devido a uma lesão na anca e o detentor de 22 troféus do Grand Slams poderá começar a provável última época da carreira em Melbourne Park, em janeiro. "Ele está bem, está a recuperar", disse o tio e antigo treinador do ícone espanhol, Toni.

Rafael Nadal contraiu uma lesão na anca no Open da Austrália, em janeiro, e, na qualidade de campeão em título, foi eliminado do primeiro Grand Slam do ano na segunda ronda, que terminou com dores. Começou por tratar o problema de saúde de forma conservadora. Já em maio, numa conferência de imprensa, anunciou que não participaria nos três majors seguintes deste ano e que poderia regressar no final da época.

Algumas semanas mais tarde, porém, chegou a notícia de que teria de se submeter a uma cirurgia artroscópica. O tempo de recuperação está estimado em cinco meses e provavelmente só voltará aos courts no próximo ano, naquele que poderá ser o último da sua carreira. Em julho, começou a trabalhar a sua forma física, mas ainda não pôde frequentar os treinos de ténis.

A data do seu regresso está atualmente marcada para o Open da Austrália, em janeiro. "O Rafa está bem, está a recuperar. Se tudo correr bem, ele quer regressar ao Open da Austrália", declarou Toni, tio e antigo treinador do ícone espanhol.

Nadal, de 37 anos, também regressou à Austrália no ano passado, depois de uma longa paragem por motivos de saúde, e dominou. Posteriormente, triunfou também no Open de França e, ainda em janeiro, detinha o recorde masculino de troféus do Grand Slam, com 22. No entanto, o rival de longa data, Novak Djokovic, reinou supremo em três dos quatro Grand Slams deste ano e tem uma vantagem de dois títulos sobre o recordista de Roland Garros.