Mais

Ténis: Sinner é o penúltimo obstáculo para Djokovic

Djokovic em Melbourne.
Djokovic em Melbourne.AFP
Na sua tentativa de colocar o seu nome, sozinho, no topo da história do Grand Slam, Novak Djokovic poderá encontrar-se nas meias-finais do Open da Austrália, que começa no domingo, com o jovem italiano Jannik Sinner, o único homem capaz de o derrotar no final de 2023.

Acompanhe o Open da Austrália no Flashscore

Com 24 títulos importantes, o número 1 do mundo é já o campeão do Grand Slam mais bem sucedido, à frente de Rafael Nadal (22) e Roger Federer (20), mas partilha atualmente o recorde de todos os tempos com a australiana Margaret Court.

O seu objetivo é conquistar o décimo primeiro título em Melbourne, que se tornou quase um exclusivo seu, e nos últimos quatro é provável que encontre Sinner (número 4), o único jogador que o derrotou depois de Wimbledon e até ao final de 2023. Mesmo duas vezes, no ATP Masters (na fase de grupos) e na Taça Davis.

Pelo meio, no entanto, Djokovic impôs a lei ao italiano de 22 anos na final do Masters.

No quadro masculino, a outra meia-final teórica opõe Carlos Alcaraz a Daniil Medvedev, de acordo com o sorteio efetuado na quinta-feira.

O grande ausente desta edição de 2024 é Nadal: de volta à ação na semana passada em Brisbane após quase um ano de ausência, o campeão espanhol foi forçado a desistir depois de sofrer uma "micro-lágrima muscular" no seu terceiro jogo de regresso.

Alcaraz-Gasquet na primeira ronda

Muito antes de pensar nos quartos-de-final, Djokovic vai começar bem a sua quinzena australiana contra um jogador da fase de qualificação, como Medvedev na outra metade do sorteio.

Mais tarde, poderemos ver Gaël Monfils na terceira ronda (depois de Murray), o jovem americano Ben Shelton (16.º) nos oitavos de final e a sua vítima na final de há um ano, Stefanos Tsitsipas, nos quartos.

Antes de mais, o número 7 do mundo terá de evitar cair na armadilha montada pelo poderoso italiano Matteo Berrettini.

Sinner vai começar contra o neerlandês Botic van de Zandschulp (59.º), enquanto Alcaraz vai enfrentar o francês Richard Gasquet, de 30 anos.