Open da Austrália: Sabalenka elimina Gauff e vai lutar pelo título em Melbourne

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Open da Austrália: Sabalenka elimina Gauff e vai lutar pelo título em Melbourne

Aryna Sabalenka avançou em Melbourne
Aryna Sabalenka avançou em MelbourneAFP
A atual campeã Aryna Sabalenka derrotou Coco Gauff por 7-6(2) e 6-4 em 1:42 horas. No sábado, a bielorrussa vai tentar imitar a sua compatriota Viktoria Azarenka, a última jogadora a conseguir a dobradinha em Melbourne, em 2012 e 2013.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Desde o primeiro momento desta meia-final, Aryna Sabalenka deixou claro que não tinha qualquer intenção de dar espaço de manobra a Coco Gauff, que se esforçou no seu serviço. Mas a bulldozer parou, pelo menos durante os dois jogos seguintes. Debreak, de volta a 2-2.

Com o serviço bloqueado, Gauff cometeu duas duplas faltas a 3-2 antes de sucumbir à poderosa devolução da bielorrussa. Intervalo confirmado: a máquina de Sabalenka esteve perto de ganhar este primeiro set, na linha do que tem feito desde o início da sua quinzena em Melbourne. Mas, ao esforçar-se demasiado, a cabeça de série 2 cometeu também alguns erros não forçados evitáveis e a americana quebrou de novo para voltar a fazer 5-4. Uma dupla falta, a sua sexta, e um erro de backhand deram a Sabalenka um set point, que foi salvo pela vencedora do último US Open.

Era uma situação de tudo ou nada para Gauff: ou a primeira bola passava para ganhar o ponto, ou a tensão aumentava um pouco na segunda, pois Sabalenka não hesitava em usar o seu forehand para devolver o favor. No entanto, a bielorrussa não tinha o timing certo, como ficou patente no seu catastrófico voleio aos 40-A. Gauff ofereceu alguns pontos, como este drop shot no AV-40, mas menos do que a sua adversária, que mais uma vez viu a sua rival voltar a igualá-la.

Apesar de ter passado mais 2:43 horas em court, Gauff parecia estar a ganhar ritmo, sobretudo nos jogos de resposta, onde o backhand cruzado fez Sabalenka recuar. Empurrada para a falta, a bielorrussa viu-se nas cordas e foi ela que cedeu: numa subida perfeita após um grande forehand, esperou pacientemente pelo ressalto mas, em vez de escolher o lado aberto, optou pelo ângulo fechado e enviou a bola para o meio do court. Totalmente improvável, especialmente num break point.

5-4, 30-0 após um erro não forçado de Sabalenka e um ponto no volei: Gauff não ia perder a oportunidade de ganhar o set... Pois bem, perdeu! Uma bola na linha, um voleio para a rede, um erro não forçado a 30-40: a número 4 do mundo desistiu por sua vez, forçada a jogar um tiebreak.

Sabalenka acelerou para liderar por 4-0 e fazer 5-1 depois de a segunda bola de Gauff ter sido igualada no forehand. Com o seu primeiro break abaixo, a americana teve de suportar mais um rali e cedeu 5 set points. O segundo foi o da bielorrussa, num serviço vencedor (7-6 (2) em 56 minutos).

Sabalenka mais serena nos momentos quentes

Nesta final antes do tempo, a atual campeã colocou a sua júnior em desvantagem. Apesar de ter desperdiçado mais um voleio a 30-40, Sabalenka quebrou a ascensão de Gauff para obter um novo break point. Um ás e uma segunda bola ao corpo deram à americana um novo fôlego, mas ela voltou aos seus velhos hábitos com uma dupla falta. No final, ela lutou muito para ganhar este jogo de abertura crucial.

Seguiram-se quatro golpes consecutivos. A 3-3, Sabalenka colocou Gauff sob pressão a 0-30, após um erro não forçado da americana e uma pancada vencedora no processo. A n.º 4 do mundo regressou aos 30-A, mas uma devolução de pé deu à bielorrussa um break point, que ela desperdiçou ao devolver demasiado tempo. Foi Gauff quem ganhou este último braço de ferro. Sabalenka esteve 4-3, 0-30 em desvantagem, mas ganhou 4 pontos consecutivos. O grito de alívio pressagiava um final tenso para o encontro. Gauff desperdiçou um break point que parecia ser um match point. No entanto, após uma pancada para o lado da rede e um erro direto na diagonal do backhand, a americana cedeu o break.

À beira da final, Sabalenka cometeu uma dupla falta e um erro não forçado. Aos 30-A, teve o seu primeiro match point, mas Gauff salvou-o magistralmente com um longo forehand. Mas, aos 40-A, a bielorrussa serviu o aço. Ás e serviço vencedor: a detentora do título defenderá a sua coroa no sábado. Resta saber se Dayana Yastremska ou Qinwen Zheng será a sua adversária.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore, AFP