Hurkacz vence Lajović e avança em Basileia

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Hurkacz vence Lajović e avança em Basileia

Hurkacz avança com confiança em Basileia
Hurkacz avança com confiança em BasileiaAFP
Não foi sem um tie-break, afinal de contas estamos a falar de Hubert Hurkacz. No entanto, não se pode dizer que o polaco tenha perdido o controlo do duelo em nenhum momento. A sua estreia no Open da Suíça foi bem sucedida, com uma vitória por 7-6(2) e 6-3, que o coloca nos oitavos de final.

Recorde as incidências da partida

Resultado final
Resultado finalFlashscore

Hubert Hurkacz já defrontou Dusan Lajovic em todas as superfícies e venceu sempre. Também abordou o jogo da 1.ª ronda desta terça-feira em Basileia como favorito, sendo o quarto jogador mais bem posicionado no torneio. O polaco já sabia que o desafiante Jan-Lennard Struff estava à sua espera na fase seguinte, mas a rivalidade com o sérvio de ranking inferior tinha de ser confirmada contra o primeiro alemão.

E Lajović não estava para se vergar a Hurkacz. É verdade que os primeiros jogos correram como esperado - os servidores estavam a ganhar de forma decisiva - e já no quarto jogo Hubi lançou um ataque bem sucedido, conseguindo um break, mas depois a situação do favorito começou a complicar-se. O polaco conseguiu conquistar mais um jogo no seu serviço, a 4-1, antes de o seu rival chegar à vantagem.

Lajović estava implacável - não queria desistir de nenhuma bola e mesmo as aparentemente impossíveis ele tentava defender. Valeu a pena quando salvou a bola a 30-0 no serviço do polaco, no sétimo jogo, apenas para ter dois pontos de break momentos depois. Ganhou-os sozinho, Hurkacz defendeu ambos e depois, com a sua própria indiferença, cedeu mais dois. Isso valeu a pena, pois o jogador de 33 anos quebrou o polaco no quarto ponto e levou o jogo a um tie-break de 4-4 momentos depois.

Como foi o polaco que serviu primeiro e defendeu o seu serviço, no 10.º jogo Lajović teve de lutar para se manter no set. O veterano ganhou o seu serviço, ao que Hurkacz respondeu com o mesmo, aos 6-5, com o seu oitavo ás de serviço do encontro. Apenas o oitavo, já que Lajović chegou a apanhar bolas que pareciam ser pontos certos. No serviço do seu rival, o wroclawiano enviou a bola para a rede duas vezes, o que significava um inevitável tie-break.

Após um excelente primeiro serviço do polaco, Lajović não conseguiu defender o seu segundo ponto, cometendo um erro não forçado após uma troca exaustiva. Depois de um autoball de Lajović, já estava 5-1. Momentos depois, Hubi fechou o set (7-2) ao fazer um rally sob a rede e enviar um smash delicado, fora do alcance do seu adversário.

Quatro jogos seguidos de Hurkacz

O popular Dutzee venceu com confiança o seu jogo, ao qual o polaco procurou responder com o mesmo. Aos 40-0, tentou mesmo um truque impressionante, mas enviou a bola para fora dos limites. Momentos depois, cometeu outro erro que cheirava a nervosismo, mas o seu primeiro serviço não deixou o favorito ficar mal e fechou o set. Sem surpresa, no quarto jogo, foi o sérvio que teve a primeira oportunidade de quebrar Hurkacz no segundo set. No entanto, o polaco salvou os dois pontos de break de forma exemplar e venceu o set a 2-2 com o seu 15.º ás do encontro.

Até aos 3-3, cada serviço esteve no controlo do jogo, após o qual Hurkacz cortou literalmente os pontos do sérvio. Uma devolução brilhante, um erro forçado, um voleio fantástico e um backhand na linha - foi assim que o polaco bateu o seu rival a zero no seu serviço. Os sucessivos golpes do polaco com a bola em campo pareciam raios num salão fechado e foi apenas quando tentou enganar Lajovic com um dropshot que este último equilibrou a partida no oitavo jogo. Teve um break-point, mas o jogador de Breslau impediu-o de o utilizar.

Com 5-3 para Hurkacz, o sérvio já estava a lutar pela sua vida, mas o jogador de 26 anos não ia deixar a partida escapar das suas mãos. Sem piedade, marcou erros e não permitiu que o duelo se prolongasse. Venceu com confiança por 6-3, garantindo a passagem à próxima ronda. Struff, contra quem o polaco ainda não ganhou, espera-o na quarta-feira.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore