Taça Billie Jean King: Waltert criou dificuldades a Swiatek mas líder do ranking levou Polónia à liderança

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Taça Billie Jean King: Waltert criou dificuldades a Swiatek mas líder do ranking levou Polónia à liderança
Iga Swiatek durante a partida contra Simona Waltert
Iga Swiatek durante a partida contra Simona WaltertProfimedia
Iga Świątek "teve de trabalhar muito" no seu jogo contra uma jogadora abaixo das 100 primeiras do ranking. O resultado final não indica um encontro difícil, já que a polaca venceu por 6:3; 6:1, mas a partida foi repleta de jogos longos e todo o encontro durou uma hora e 23 minutos.

Recorde as incidências da partida

O confronto entre Simona Walthert (158.ª WTA) e Iga Swiatek (1.ª WTA) deu início à rivalidade da Suíça com a Polónia por um lugar na final da Taça Billie Jean King. O duelo consiste em quatro jogos de singulares e um jogo de pares. A equipa que vencer mais jogos será promovida. A competição tem lugar em campos de terra batida no pavilhão da cidade de Biel.

Início e fim do primeiro set para Świątek

O jogo começou com o serviço de Iga Swiatek, no qual não cedeu um ponto sequer à sua rival, e enviou ela própria um ás, sendo evidente que a superfície do campo duro do pavilhão era bastante rápida.

A polaca conseguiu um break rápido. Simona Walthert defendeu o primeiro ponto de break, mas não teve qualquer hipótese no segundo, uma vez que Swiatek fez um excelente forhend.

Com uma vantagem de 30-0, assistimos ao primeiro desafio do encontro. Iga pediu-o e tinha razão, pois a bola caiu mesmo atrás da linha de serviço depois de ter sido jogada pela suíça. Na ação seguinte, parecia que a polaca iria terminar o set, mas Waltert fez um passe capital. No entanto, ao fim de 10 minutos, já estava 3:0 para Świątek. Após o intervalo, a suíça venceu o primeiro jogo da partida e depois ganhou três break points. Ela aproveitou o segundo depois de jogar uma linha perfeita e foi 3: 2 após 20 minutos.

Swiatek recuperou a vantagem do break no jogo seguinte. A situação equilibrou-se e, no break point, Walthert jogou muito para fora. Os dois jogos seguintes foram fáceis para o serviço e Iga serviu para ganhar o primeiro jogo. Depois de um erro do seu rival, Iga liderou e teve três bolas paradas. Aproveitou a segunda e ganhou por 6-3 em 37 minutos.

Um set equilibrado, com jogos longos a favor de Swiatek

O início do segundo set parecia perfeito para a polaca, primeiro com um winner de backhand e depois com um break point após um erro da rival. A suíça jogou de forma muito ambiciosa no serviço da polaca, ganhou três pontos de break, num total de 16 pontos no segundo jogo, mas finalmente, após um erro, Waltert liderou por 2:0.

Era evidente que o jogo longo deixou a sua marca na suíça, que não conseguiu lidar com as pancadas da polaca e perdeu o seu próprio jogo por zero. Waltert voltou a jogar bem no serviço de Iga e liderou por 40-15, mas os pontos seguintes caíram nas mãos de Świątek, que já estava a liderar por 4-0.

Simona começou o seu jogo de serviço com uma dupla falta, mas depois jogou alguma boa ação e novamente assistimos a um jogo mais longo jogado em vantagem. Waltert quebrou uma série de cinco jogos perdidos de seguida e estava 4:1.

Iga fez um jogo praticamente perfeito, que terminou com a sua vitória a zero após um erro da suíça. Waltert cometeu um erro de ataque, que deu a Iga uma vantagem de 40-15 e duas bolas de jogo. A suíça jogou para a rede, o que fez com que o jogo terminasse com um resultado de 6:3; 6:1.

A Polónia passou a ter uma vantagem de 1:0 na competição contra a Suíça.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore