Mais

Ténis: Osaka regressa à Taça BJK com esperança nos Jogos Olímpicos

Osaka fala com os media
Osaka fala com os mediaAFP

Naomi Osaka regressa à Taça BJK pela primeira vez em quatro anos, na sexta-feira, com a esperança de conseguir uma vaga nos Jogos Olímpicos.

A ex-número um do mundo e quatro vezes vencedora de grandes torneios foi nomeada na equipa do Japão para enfrentar o Cazaquistão em Tóquio.

Esta será a primeira participação da jogadora de 26 anos na competição por equipas desde fevereiro de 2020, o que significa que não cumpriu a obrigação de chegar a dois empates num ciclo olímpico.

Para garantir um lugar na equipa do Japão para os Jogos Olímpicos de Paris, "terá de passar pelo processo de recurso", disse à AFP um porta-voz da Federação Internacional de Ténis (ITF).

No entanto, a ITF também reserva um lugar em cada sorteio de singulares nos Jogos a um vencedor de um título do Grand Slam.

Osaka esteve ausente do circuito de setembro de 2022 até janeiro deste ano, depois de ter dado à luz o seu primeiro filho.

No Open da Austrália, ela estava classificada em 831, mas uma presença nos quartos-de-final no Catar, seguida de vagas consecutivas na terceira ronda em Indian Wells e Miami, elevou-a para dentro do top 200 e número quatro no Japão.

A competição de singulares nos Jogos Olímpicos está limitada a 64 jogadores, com um máximo de quatro de cada país.

O jogo entre o Japão e o Cazaquistão, na sexta-feira e no sábado, será disputado no Ariake Coliseum, em Tóquio, palco do torneio olímpico de 2021.

"Ela disse que quer jogar, por isso estou muito feliz", disse a capitã japonesa Ai Sugiyama, segundo a imprensa local, quando foi anunciada a equipa para este fim de semana.

Oito jogos de qualificação para a Taça BJK realizam-se esta semana, com os vencedores a avançarem para a final de 12 equipas em novembro, onde se juntarão à anfitriã Espanha, ao atual campeão Canadá, à Itália, vice-campeã de 2023, e à República Checa, que é o wild-card.

Iga Swiatek, número um do mundo, lidera a Polónia no jogo contra a Suíça em Biel. Swiatek regressa à equipa pela primeira vez desde as eliminatórias de 2022, quando conduziu a Polónia a uma vitória por 4-0 sobre a Roménia.

Os Estados Unidos, dezoito vezes campeões, recebem a Bélgica em Orlando, com o desafio liderado pela número cinco do mundo Jessica Pegula.

A Ucrânia joga em casa contra a Roménia, na Flórida, para tentar chegar à fase final pela primeira vez.