Coco Gauff triunfa finalmente sobre Iga Swiatek e chega à final em Cincinnati

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Coco Gauff triunfa finalmente sobre Iga Swiatek e chega à final em Cincinnati

Coco Gauff surpreendeu e está na final de Cincinnati
Coco Gauff surpreendeu e está na final de CincinnatiProfimedia
Depois de ter perdido sete jogos consecutivos, Coco Gauff encontrou finalmente uma forma de levar a melhor sobre Iga Swiatek, precisando de dar uma dura luta antes de eliminar a número 1 mundial. Amanhã será a primeira final de um WTA 1000 para a jovem estrela americana, que está a revelar gradualmente a dimensão do seu talento.

Recorde as incidências da partida

Resultado final da partida
Resultado final da partidaFlashscore

No papel, a primeira meia-final do WTA 1000 de Cincinnati seria um jogo desequilibrado. Coco Gauff não só nunca tinha vencido Iga Swiatek em sete tentativas, como também nunca lhe tinha ganho um set. A número 1 do mundo, com esta vantagem, parecia ter o seu caminho para a final traçado, mas continuava a ser a gloriosa incerteza do desporto.

A americana sabia o que tinha de fazer: manter o seu serviço a todo o custo e aproveitar a mais pequena oportunidade para retribuir o favor. Estava serena no seu serviço no início do encontro, mas muito menos no sexto jogo. A polaca converteu a sua primeira oportunidade e parecia estar a caminho de ganhar o set. Mas enganou-se, pois foi apenas o início de uma série de 4 quebras consecutivas.

Pelo meio, Swiatek não conseguiu fechar o set com o seu serviço e Gauff acabou por empatar. A americana parecia estar a melhorar cada vez mais, mas enfrentou um grande desafio quando salvou dois set points no seu serviço. Chegou então a altura do tiebreak, e Coco Gauff mostrou-se imperiosa, acabando por ganhar um set à número 1 do mundo.

O resto, no entanto, foi um pouco convencional demais. Segurar um set contra a número 1 do mundo é uma coisa, segurar a partida é outra bem diferente. Swiatek quebrou novamente, mantendo o mesmo nível de intensidade e aproveitando alguns erros da adversária. Não que Coco Gauff estivesse a perder o seu espírito de luta, mas fisicamente começava a sentir dificuldades.

De facto, foi no primeiro serviço da americana que a número 1 do mundo fechou o set. Seguiu-se um verdadeiro braço de ferro, com Gauff certamente a não querer ceder tão perto da rede. Mas foi Swiatek quem serviu primeiro e não hesitou em pressionar o serviço da adversária. Mas, contra todas as probabilidades, foi Swiatek que cedeu o seu serviço no sétimo jogo. Era a oportunidade de Gauff.

Mas a parte mais difícil permanecia: a finalização. Enquanto servia para o jogo, a tensão era palpável. Claro que ela abanou a cabeça e tentou mais 4 vezes, mas finalmente triunfou por 7-6 (2), 3-6, 6-4. Foi a vitória de referência de que ela precisava antes do Open dos Estados Unidos. Como bónus adicional, esta é a sua primeira final do WTA 1000 e não será fácil para ela amanhã à noite.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore