Mais

Ténis: Duelo da Taça Davis entre Canadá e Israel vai ser à porta fechada

Troféu da Taça Davis
Troféu da Taça DavisReuters / Claudia Greco
Um duelo do Grupo Mundial I da Taça Davis entre Canadá e Israel será disputado neste fim de semana em Halifax, Nova Escócia, num recinto fechado e sem público, devido a crescentes preocupações de segurança, informou a Tennis Canada na terça-feira.

O Canadá, que tomou a decisão em consulta com a Federação Internacional de Tênis, afirmou que informações das autoridades locais e das agências nacionais de segurança indicavam risco de grandes interrupções no evento.

400 académicos, ativistas, atletas e escritores haviam instado a Tennis Canada, por meio de uma carta aberta, a cancelar o evento devido à campanha militar de Israel em Gaza.

"No centro desta difícil decisão está nossa responsabilidade de proteger as pessoas, garantindo ao mesmo tempo que este duelo da Taça Davis possa ser realizado", declarou o diretor executivo da Tennis Canada, Gavin Ziv, em comunicado de imprensa: "Fomos obrigados a concluir que jogar à porta fechada era a única maneira de proteger os envolvidos e preservar o evento."

Ziv reconheceu a desilusão em torno da decisão, mas expressou otimismo sobre regressar a Halifax com a equipe do Canadá nos próximos anos.

Os adeptos que compraram ingressos para o duelo vão ser reembolsados.

A Taça Davis é o principal evento internacional por equipes no ténis masculino.

O duelo entre Canadá e Israel será uma série melhor de cinco partidas, com dois jogos de simples programados para o primeiro dia, seguidos pelo duplas e os dois simples invertidos no segundo dia. O vencedor avança para a 1.ª Jornada de Qualificação de 2026, com a oportunidade de disputar o título da Taça Davis 2026.