Coco Gauff perdeu primeiro para si mesma, depois para Iga Świątek

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Coco Gauff perdeu primeiro para si mesma, depois para Iga Świątek

Coco Gauff perdeu primeiro para si própria e depois para Iga Świątek
Coco Gauff perdeu primeiro para si própria e depois para Iga ŚwiątekAFP
Coco Gauff entregou o primeiro set sem lutar, mas no segundo acelerou e voltou, quebrando Świątek duas vezes. Com o empate à mão, a americana voltou a descolar-se e não conseguiu dar luta. Para Iga Swiatek, uma vitória confiante por 6-0 e 7-5 significa uma meia-final garantida do WTA Finals.

Recorde as incidências da partida

Resultado final
Resultado finalFlashscore

Depois das imagens de furacão, que se ouviram poucas horas antes do jogo, havia preocupações quanto ao desenrolar da partida. Como se não bastassem as queixas sobre a qualidade do campo ou os problemas de organização, o WTA Finals estava a preparar novos desafios. E apesar de os dois jogos de pares que antecederam o blockbuster Świątek-Gauff terem sido disputados num court acabado de drenar, e ainda com vento forte, pouco depois das 22:00, hora portuguesa, as rajadas acalmaram e o sol apareceu.

Ambas as jogadoras representam a jovem geração que está a entrar nas páginas da história, ambas têm uma vitória certa nos dois últimos encontros de singulares e ambas começaram o WTA Finals em Cancun com vitórias.

Quem cortou o poder a Coco?

Assim, foi possível concentrarmo-nos no duelo entre a segunda e a terceira melhores jogadoras do mundo com expectativas consideráveis, só que as posições no ranking após o jogo não eram visíveis. As duas jogadoras não se assemelhavam às suas melhores partidas, como se estivessem a tentar encontrar o seu próprio ritmo antes de enfrentarem a rival. Duplas faltas, devoluções mal colocadas - a imagem dos três primeiros jogos teria sido de esquecer, não fosse o facto de Świątek os ter ganho todos.

A americana teve claramente mais problemas a entrar no duelo. Por vezes, parecia que estava sem energia - as suas bolas desapareciam na rede ou ela estava muito fora do alvo em situações que não obrigavam a um erro.

Nesta situação, a polaca não tinha outra alternativa senão fazer o seu próprio jogo. Após pouco mais de 21 minutos, o resultado era de 5-0. Foi então que Coco Gauff animou, o seu serviço funcionou, houve duas trocas de bola sólidas, mas ainda não era suficiente e o set foi para a conta da polaca.

Drama de Gauff no final

Com o vento a aumentar de novo, as jogadoras voltaram ao jogo, ainda longe da perfeição, mas mais equilibradas. Gauff melhorou consideravelmente o seu nível de jogo, mas a polaca cometeu mais alguns erros, incluindo dois remates falhados debaixo da rede. O segundo destes erros resultou numa quebra de serviço e a corajosa jogadora de 19 anos conseguiu o break, não cedendo um ponto sequer no seu serviço.

Gauff estava mais leve com todo o stress do primeiro set, com a energia da sua confiança recuperada - era ela quem estava na ofensiva e a mudança de papéis claramente derrubou a vice-campeã do jogo. Depois de uma série de seis pontos consecutivos, conseguiu parar a americana com um ás e, com 0-30 de desvantagem, Swiatek conseguiu recuperar, vencendo o seu segundo jogo.

O que é mais valioso - exatamente com o mesmo resultado, ela conseguiu três break points no serviço da adversária, e os espectadores tiveram finalmente algo para lhe agradecer, com aplausos estrondosos. A temperatura e o ritmo do duelo aumentaram, as duas tenistas tiveram de expandir o seu arsenal. A bola foi parar às linhas várias vezes e a batalha pelo sexto jogo tornou-se numa espécie de jogo dentro do jogo - durou metade do primeiro set.

Por fim, Gauff defendeu o serviço e a polaca teve de esperar por outra oportunidade. Ela marcou o seu jogo a seco e a sua segunda tentativa de roubar um jogo à sua rival foi muito mais rápida. Infelizmente, com Coco já a jogar à velocidade máxima, dois erros no jogo seguinte restauraram a vantagem da americana.

No entanto, não conseguiu aguentar a pressão de fechar o set - cometeu um total de quatro duplas faltas seguidas, cedeu um jogo e depois não conseguiu ganhar um ponto no serviço de Swiatek, que foi ainda mais prejudicado pelo vento cada vez mais forte.

Foi difícil não olhar com preocupação para a situação de Gauff, que se recompôs com grande esforço depois de um mau set e foi quebrada na reta final. A jogadora não conseguiu voltar a levantar-se dos joelhos e uma tentativa falhada de abafamento fez com que perdesse o encontro no seu serviço.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore