Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Iga Swiatek eleita para melhor tenista do ano

Iga Swiatek e Tomasz Wiktorowski nomeados para os Prémios WTA
Iga Swiatek e Tomasz Wiktorowski nomeados para os Prémios WTAProfimedia
A polaca vai concorrer com Sabalenka, Coco Gauff, Jessica Pegula, Elena Rybakena e Marketa Vondrousova pela distinção. Tenta igualar Serena Williams

Nas últimas 24 horas, a WTA anunciou a lista completa de jogadoras e treinadores de entre os quais serão escolhidos os vencedores e os galardoados da época de 2023. Não é de estranhar que Iga Swiatek esteja entre as jogadoras nomeadas para o prémio principal de Jogadora Individual do Ano.

A número um mundial perdeu a liderança durante algum tempo, mas recuperou-a de forma fantástica no final. No WTA Finals em Cancun, Swiatek esteve imparável.

Se a polaca tivesse ganho o prémio, teria sido a primeira vez desde a série de Serena Williams que uma tenista foi eleita a melhor em épocas consecutivas. Para a própria jogador, seria, por sua vez, o terceiro prémio de coroação da época WTA, uma vez que o título de jogadora do ano de 2022 se deve juntar ao de tenista que mais progrediu (para 2020).

As outras candidatas a jogadora de singulares do ano são Aryna Sabalenka (que registou o maior crescimento entre as tenistas de topo), Coco Gauff, Jessica Pegula, Elena Rybakina e Marketa Vondrousova.

A lista de treinadores nomeados para os prémios WTA anunciada esta segunda-feira , por sua vez, inclui o treinador de Iga Świątek, Tomasz Wiktorowski. Ele está a competir contra a dupla Brad Gilbert/PereRiba (Coco Gauff), Anton Dubrov (Aryna Sabalenka), Emil Miske(Karolina Muchova), Stefano Vukov (Jelena Rybakina) e Raemon Sluiter(Elina Svitolina).

Wiktorowski não tem uma distinção nos prémios WTA, mas Iga Swiatek já celebrou um triunfo combinado para a época de 2020 com o seu então treinador, Piotr Sierzputowski.