Será uma luta até à última semana. Félix Auger-Aliassime ainda estava a um mês de participar no Torneio dos Campeões. No entanto, depois de uma excelente época de indoor, que coroou com a passagem à final do Masters de Paris, passou para a última posição de avanço. Na luta pelo título, perdeu para o antigo número um mundial Jannik Sinner e, por isso, deveria ter tido a garantia de começar esta semana.
No entanto, desistiu do evento ATP 250 em Méty, França, aparentemente devido a uma agenda exigente. Deixou tudo nas mãos do seu único concorrente, Lorenzo Musetti, a quem desalojou da oitava posição. O italiano será o segundo cabeça de série no evento paralelo em Atenas.
O atual nono classificado terá de vencer todo o torneio para voltar a subir na classificação e garantir a presença em casa em Turim. Se o conseguir, terá mais 40 pontos do que Félix Auger-Aliassime no ranking.
No entanto, também se especula sobre a possível não participação de Novak Djokovic, que está a jogar em Atenas esta semana, mas que poderá - tal como no ano passado - falhar o Torneio dos Campeões. Nesse caso, tanto Musetti como Auger-Aliassime estariam entre os oito primeiros, com Alexander Bublik e Casper Ruud como suplentes.
