Após 3 horas e 12 minutos, Monfils derruba Norrie e avança para os oitavos de final de Indian Wells

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Após 3 horas e 12 minutos, Monfils derruba Norrie e avança para os oitavos de final de Indian Wells
Gaël Monfils parece não querer abrandar aos 37 anos
Gaël Monfils parece não querer abrandar aos 37 anosAFP
Aos 37 anos, Gaël Monfils ainda tem muito para dar. Na 3.ª ronda em Indian Wells, derrotou Cameron Norrie em três sets muito disputados (6/7(5) 7/6(5) 6/4). Está agora nos oitavos de final.

Recorde as incidências da partida

Após a sua excelente vitória sobre Hubert Hurkacz na segunda ronda, Gaël Monfils enfrentou Cameron Norrie no início da sessão de Indian Wells. E, mais uma vez, o espetáculo esteve garantido. O francês levou a melhor perante um público esgotado (6/7(5) 7/6(5) 6/4).

15 break points contra Monfils em 2 jogos de serviço

Desde o primeiro jogo, ficou claro que o encontro ia ser uma loucura, com uma dupla falta desde o início, três break points salvos a 0-40, 5 no total antes da quebra no 6.º jogo. O britânico aproveitou o serviço do francês antes de confirmar. A situação repetiu-se: 0-40... 9 pontos de break salvos mas, desta vez, um break point.

Adepto das mudanças de ritmo, Norrie não foi avassalador, mas aproveitou as aproximações de Monfils para manter a sua vantagem, terminando o seu jogo de serviço para liderar 3/1 com um winner de forehand relâmpago.

Mas Gaël Monfils é capaz de tudo, e isso não é novidade. Um jogo branco e depois um break: de novo em igualdade. Com outro jogo de serviço convincente, colocou o esquerdino sob pressão para liderar 4/3. A perder por 15-40, Norrie teve de defender-se de dois pontos de 5/3. O britânico quebrou para fazer 6/5, mas o n.º 3 francês recuperou para chegar ao tie-break.

O tie-break consistiu em tentar ganhar os seus serviços. Norrie estava a perder por 4-3 e Monfils teve de fazer dois serviços, mas acabou por ganhar o tie-break no serviço do francês (7-5). As estatísticas ilustram perfeitamente os dois estilos opostos: Monfils bateu 85% das suas bolas atrás da linha, contra 61% de Norrie.

A perder por 3-0, Monfils recuperou

A perda do primeiro set deixou o francês nas cordas. O seu adversário acumulou 3 jogos consecutivos, perdendo apenas um ponto nos seus dois jogos de serviço. Mas ele, por sua vez, empatou da mesma forma: 30-A e um break na primeira oportunidade. Norrie foi à rede para voltar aos 40-A, mas cometeu um erro na linha de fundo. O francês esteve duas vezes em perigo no seu serviço, a 3/2 e depois a 5/4, mas aguentou-se para se vingar no tie-break.

Caprichoso como sempre, serviu com uma colher antes de acertar uma passada perfeita para fazer o 4-2 a seu favor. Com uma aceleração do forehand na linha de fundo, La Monf' pensou que tinha conseguido uma vantagem definitiva. Mas Norrie marcou três pontos consecutivos, com o francês a cometer um erro direto na linha. Mas com 6-5 a seu favor, Monfils ganhou um grande rally, incluindo dois drop shots do seu adversário, que finalmente quebrou primeiro, para os aplausos do público do "Sliderman".

Norrie quebra primeiro

No terceiro set, foi Norrie quem primeiro mostrou sinais de problemas, depois de Monfils ter ganho um backhand cruzado que lhe deu um break point. O britânico segurou o seu serviço para empatar a 2/2. Enquanto o francês estava a segurar o serviço, Norrie cedeu. Um erro não forçado evitável, um backhand mal calculado que bateu na linha e uma bola na rede: Monf' quebrou no momento perfeito e serviu para o jogo.

Um passe vencedor, um contra-amortecedor vencedor no final de um grande rali, um ponto vencedor na sua segunda raquete e um erro direto do adversário: num set direto, Gaël Monfils selou a sua passagem aos oitavos de final do "5.º Major". Um desempenho verdadeiramente notável de 3:12.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore