Jan-Lennard Struff marca encontro com Carlos Alcaraz na final do ATP de Madrid

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Jan-Lennard Struff marca encontro com Carlos Alcaraz na final do ATP de Madrid
Tenista alemão de 33 anos disputa a primeira final nesta categoria
Tenista alemão de 33 anos disputa a primeira final nesta categoriaAFP
O alemão Jan-Lennard Struff, de 33 anos, 65.º do ranking mundial, vai defrontar Carlos Alcaraz, número 2, na final do Mutua Madrid Open, depois de ter vencido o russo Aslan Karatsev, 121.º do ranking, por 4-6, 6-3 e 6-4 na segunda meia-final.

Recorde aqui as incidências do encontro

Esta será a primeira final de Masters 1000 do veterano. Algo impensável para ele quando, há uma semana e meia, perdeu na ronda de qualificação contra Karatsev por 6-4 e 6-2. Mas foi repescado no último minuto devido a uma desistência e, assim, conseguiu entrar no torneio principal. E a partir daí, tal como o russo, progrediu até atingir a meia-final e, agora, a vingança valeu-lhe a possibilidade de lutar pela primeira vez por um título desta categoria.

Reveja aqui os melhores momentos do jogo
Flashscore

Não foi fácil para Struff, apesar do facto de o seu adversário ter aparecido hoje com uma ligadura na coxa da perna esquerda e ter mesmo necessitado da assistência de um fisioterapeuta no último set.

No primeiro, chegou a fazer 3-1 depois de conseguir a primeira quebra de serviço do encontro, mas a partir daí entrou em parafuso e perdeu quatro jogos seguidos. E apesar de ter salvo um set point para fazer 4-5, Karatsev segurou o seu serviço e venceu o primeiro set por 4-6.

Karatsev lutou até perder as forças
Karatsev lutou até perder as forçasAFP

No segundo, o alemão também quebrou cedo, no segundo jogo, para assumir uma vantagem de 3-0. Ao manter o seu serviço, algo com que não teve qualquer problema, venceu o segundo set por 6-3.

Na decisão, o russo voltou a cerrar os dentes e, apesar dos problemas físicos, complicou a vida do adversário com a sua devolução potente. Mas Struff soube resistir bem a estes momentos de dificuldade e tensão para conseguir um break no quinto jogo e entrar no seguinte com o seu serviço a 4-2. Teve três match points no serviço de Karatsev, mas foi obrigado a fechar o encontro e a vitória no seu próprio serviço por 6-4.

Struff, batendo de forehand
Struff, batendo de forehandAFP

Terceiro encontro Alcaraz-Struff

Carlos Alcaraz, o grande favorito à renovação do título na Caja Mágica, não lhe é estranho. A primeira vez que se defrontaram foi em Roland Garros, em 2021, nos oitavos de final, com vitória do alemão.

A desforra viria um ano depois, na edição de 2022 de Wimbledon, embora o jogador de Múrcia tivesse de recorrer a cinco sets para o conseguir.

As declarações de Struff no final do encontro
Flashscore

Acompanhe aqui a final do Mutua Madrid Open entre Alcaraz e Struff