Djokovic perdeu o primeiro set, conseguiu empatar o jogo, mas acabou atropelado no parcial decisivo. Machac venceu o duelo por 6-4, 0-6 e 6-1, em 2h08.
Confira as estatísticas da partida
O sérvio segue no topo do ranking, mesmo ainda sem chegar a nenhuma final na temporada.
Djokovic recebeu um wild card no torneio suíço, para tentar voltar à forma antes de Roland Garros, onde tentará o seu 25.º título de Grand Slam na semana que vem.
No Open de França, o número 1 do mundo estreia-se contra o francês Pierre-Hugues Herbert.
Preocupação
Após receber um tempo médico no final do primeiro set, Djokovic voltou inteiro para o segundo. No terceiro parcial, porém, o checo foi muito mais sólido e preciso que o supercampeão.
“É claro que estou preocupado. Não tenho jogado bem este ano, com exceção de algumas partidas aqui e ali. Não me vejo como favorito em Paris. Tentarei levar as partidas uma após a outra", explicou Djoko após a derrota.
"Não tive uma boa noite e hoje foi difícil. Tive sensações horríveis durante a primeira parte da partida. Não quero tirar o mérito de Tomas (Machac), que mereceu a sua vitória, mas não sei o que pensar dessa partida. Prefiro esquecê-la. Também não sei como consegui vencer o segundo set", acrescentou.
"É difícil concentrar no ténis quando se tem outras coisas em mente. Só espero estar pronto e em boa forma para Roland Garros”, concluiu.
Machac, depois de disputar a sua primeira meia-final no ATP tour, enfrentará o bicampeão Casper Ruud (7.º) ou o italiano Flavio Cobolli (56.º) na disputa pelo título em Genebra, esta sábado.