Mais

Ténis: Alexander Bublik vence Taylor Fritz e avança para os quartos de final do Masters de Paris

Alexander Bublik executa uma resposta de esquerda a Taylor Fritz
Alexander Bublik executa uma resposta de esquerda a Taylor FritzJULIEN DE ROSA / AFP

Alexander Bublik, do Cazaquistão, derrotou o norte-americano Taylor Fritz, quarto cabeça de série, por 7-6(5), 6-2 esta quinta-feira, garantindo assim um lugar nos quartos de final do Masters de Paris.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Na próxima ronda do Masters de Paris, o 13.º cabeça de série terá pela frente o sexto cabeça de série Alex de Minaur, da Austrália, que superou o russo, 10.º cabeça de série, Karen Khachanov 6-2, 6-2.

O irreverente Bublik tem mostrado excelente nível em Paris esta semana e recuperou no tie-break do primeiro set para garantir a vitória inicial frente ao número quatro mundial Fritz. O cazaque quebrou o serviço do norte-americano para passar para 4-2 no segundo set, voltando a aproveitar o serviço de Fritz e fechou o encontro com uma resposta vencedora.

A derrota de Fritz aconteceu um dia depois de garantir a qualificação para as ATP Finals, após a eliminação de Lorenzo Musetti, número oito mundial, na segunda ronda na capital francesa.

Mais cedo, o norte-americano, quinto cabeça de série, Ben Shelton venceu o russo Andrey Rublev 7-6(6), 6-3 na terceira ronda e vai agora defrontar o argentino Francisco Cerundolo ou o antigo número um mundial Jannik Sinner nos quartos de final.

O jovem de 23 anos superou um primeiro set equilibrado frente ao 12.º cabeça de série Rublev, após quase uma hora em campo.

O campeão do Masters de Toronto, conhecido pelo potente serviço, conseguiu a primeira quebra do encontro no sétimo jogo do segundo set, aproximando-se do triunfo. Shelton criou vários pontos de encontro no jogo de serviço seguinte de Rublev, acabando por fechar à terceira oportunidade.

O canadiano Felix Auger-Aliassime garantiu a presença nos quartos de final ao recuperar de desvantagem pela terceira vez em tantos encontros em Paris, batendo o alemão Daniel Altmaier 3-6, 6-3, 6-2.

O nono cabeça de série está atualmente a uma posição de distância do último lugar disponível para as ATP Finals, ocupado por Musetti, que perdeu na quarta-feira para o compatriota Lorenzo Sonego.

Esse resultado, aliado a uma eventual presença de Auger-Aliassime na final em Paris, poderá colocar o jogador de 25 anos acima de Musetti na corrida para o torneio de encerramento da época, disputado por oito jogadores, em Turim.

No entanto, antes de pensar nisso, Auger-Aliassime terá de travar o inspirado Valentin Vacherot, do Mónaco.

O campeão do Masters de Xangai manteve a excelente sequência de resultados ao eliminar o britânico Cameron Norrie, responsável pela eliminação de Carlos Alcaraz, em dois sets na partida inaugural no court central.

Mais tarde, Sinner, vencedor de quatro Grand Slams, vai tentar manter viva a esperança de recuperar o estatuto de número um mundial, ao defrontar Cerundolo na sessão noturna.