Félix Auger-Aliassime fez um excelente torneio no Masters de Paris, o último grande evento da época, chegando à final. Graças a este resultado, o canadiano subiu ao oitavo lugar da Corrida e ultrapassou Lorenzo Musetti na corrida pelo último lugar disponível nas Finais. O canadiano poderia ter garantido a qualificação esta semana em Metz, mas decidiu desistir do torneio. Agora, tudo depende do italiano, que terá de triunfar em Atenas para o ultrapassar.
A luta pela última vaga será renhida até ao fim. Há apenas um mês, Auger-Aliassime parecia ter sido afastado da qualificação, mas uma série extraordinária de resultados na época de indoor - que culminou com a final do Masters de Paris - permitiu-lhe voltar a entrar no top 8. Na final, sucumbiu perante o novo número um mundial, Jannik Sinner, mas o resultado tinha-lhe praticamente garantido um lugar em Turim.
No entanto, a desistência do torneio ATP 250 de Metz - provavelmente devido a um calendário demasiado preenchido - reabriu o jogo. Assim, o último veredito está agora nas mãos de Musetti, relegado para o nono lugar e segunda cabeça de série no torneio de Atenas. Para ultrapassar o canadiano e qualificar-se para o Torneio dos Campeões, o italiano terá de ganhar o título: só assim conseguirá somar mais 40 pontos do que o norte-americano.
No entanto, a incógnita Novak Djokovic, que também está a jogar na capital grega esta semana, continua em aberto. O sérvio poderia renunciar à participação no Torneio dos Campeões, como aconteceu no ano passado. Nesse caso, tanto Musetti como Auger-Aliassime entrariam automaticamente nos oito primeiros, enquanto Alexander Bublik e Casper Ruud passariam a ser os reservas oficiais.
