Rio Open: João Fonseca, jovem sensação do Brasil, chega aos quartos de final

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Rio Open: João Fonseca, jovem sensação do Brasil, chega aos quartos de final

João Fonseca no torneio do Rio de Janeiro, que lhe está a correr muito bem
João Fonseca no torneio do Rio de Janeiro, que lhe está a correr muito bemAFP
João Fonseca é de longe a maior sensação das últimas semanas no ATP. O brasileiro recebeu um "wild card" para o quadro principal por parte dos organizadores do torneio do Rio de Janeiro e está a fazer um excelente uso do mesmo. O jovem de 17 anos já avançou para os quartos de final e derrotou jogadores bem conhecidos pelo caminho.

Até à data, João Fonseca tem sido mais conhecido nos circuitos challenger e ITF. Apesar de já ter recebido um wild card para o torneio do Rio há um ano, perdeu logo no início, quando o seu adversário era Alex Molcan, e o jogo terminou 0-6; 3-6.

O brasileiro tem até agora jogado principalmente em eventos disputados no seu próprio país, ao fazer a estreia num qualifier para um torneio challenger no Rio de Janerio, em 2021, com apenas 15 anos, acabando por desistir. Fonseca é também natural da cidade, daí que é muito publicitado quando compete.

O maior sucesso de João Fonseca até à data foi um triunfo no torneio júnior do US Open de 2023, batendo na final Learner Tien com os parciais de 4-6, 6-4 e 6-3.

Até ao momento, não obteve qualquer vitória num torneio do ranking ATP e começou a época de 2024 com a meia-final de um challenger em Buenos Aires, onde foi derrotado por Dmitry Popko por 6-2 e 6-4. Em seguida, perdeu no primeiro jogo do segundo torneio em Buenos Aires e no início da competição em Punta Del Este.

Por isso, ninguém esperava esta reviravolta no Rio de Janeiro. A surpresa começou logo na primeira ronda. Apesar de Arthur Fils não estar na sua melhor forma neste início da época, ocupa, no entanto, o 36.º lugar do ranking mundial. Fonseca jogou de forma sensacional e ganhou o primeiro set por 6-0, destruindo o rival no court. O segundo foi mais equilibrado, mas terminou com o triunfo do jovem de 17 anos por 6-4.

Na ronda seguinte, o adversário foi Cristian Garin, conhecido pelas grandes prestações nos courts. O chileno é o vencedor de cinco torneios do ranking ATP na sua carreira e antigo número 17 do mundo. Venceu, entre outros, justamente o torneio da cidade brasileira em 2020.

No duelo mais equilibrado até ao momento, bateu o adversário por 6-4 e 6-4.

Agora, o rival do talentoso brasileiro será Mariano Navone, que teoricamente é o adversário mais fácil, já que está classificado fora do top 100. Fonseca é atualmente 655.º classificado no ranking mundial, mas graças a um grande desempenho no seu país natal, já terá subido um mínimo de 300 posições, e qualquer nova vitória será um bónus.