Drama, emoção e o triunfo de Hurkacz em Xangai, apesar da bola de jogo para Rublev

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Drama, emoção e o triunfo de Hurkacz em Xangai, apesar da bola de jogo para Rublev

Hubert Hurkacz encerrou um excelente torneio em Xangai com um triunfo
Hubert Hurkacz encerrou um excelente torneio em Xangai com um triunfo AFP
Que jogo! Hubert Hurkacz e Andrei Rublev deram espetáculo em Xangai. Este encontro teve tudo o que há de melhor no ténis. Grande ação, muitas emoções e reviravoltas. O polaco já estava a perder no tie-break do terceiro set por 2-5, mas virou a maré no jogo decisivo. No final, Hurkacz venceu por 6-3; 3-6 e 7-6(8).

Recorde as incidências da partida

Resultado final
Resultado finalFlashscore

Hubert Hurkacz e Andrei Rublev tinham jogado apenas um encontro este ano, que teve lugar em Indian Wells. Na altura, o russo era o primeiro cabeça de série e, no total, defrontaram-se quatro vezes com histórico de equilíbrio. Ambos têm um título do ranking ATP 1000 cada um até à data.

O jogo final em Xangai foi assistido nas bancadas por Roger Federer. O lendário suíço jogou a sua última partida profissional contra Hubert Hurkacz em Wimbledon, em 2021. O polaco saiu vitorioso nessa altura.

Set fenomenal de Hurkacz

Hubert Hurkacz começou o jogo contra Andrei Rublev com um ás de serviço, acrescentou outro um momento depois, terminou duas outras ações na rede, perdeu apenas um ponto e iniciou com sucesso o confronto final. Rublow ganhou o set a zero e Hurkacz continuou a servir como se estivesse inspirado, resultando numa vantagem de 2-1 para o polaco.

No serviço de  Rublev, o jogo foi muito disputado e consistiu em trocas de pontos mais longas. Estava 30-30 depois de um forehand eficaz de Hubert, mas desperdiçou um backhand um momento depois e Rublev executou um smother com sucesso, resultando num tie-break em jogos.

Hurkacz continuou a servir brilhantemente e o russo estava visivelmente aborrecido com a forma do polaco, pontapeando a bola depois de jogar fora, expressando a sua raiva. Hubert não perdeu um ponto sequer.

O polaco jogou um excelente forehand e liderou por 30-15, mas o russo respondeu com um ás. Hubert atacou o segundo serviço do seu rival e este jogou a bola para a rede, o que resultou no primeiro break point do encontro. Rublev defendeu-se com um bom serviço, mas Hurkacz devolveu à linha final e surgiu outra oportunidade, mas o rival salvou-se novamente com um bom serviço. Um jogo muito longo terminou com um break à terceira vez, após um sensacional forehand. Andrei estava muito nervoso e gritou alto após o final do jogo.

Hurkacz serviu de forma competente. Os jogos no seu serviço foram muito rápidos. Mais uma vez, só perdeu um ponto. Nessa altura, o polaco estava a dar poucas hipóteses ao russo de conseguir um break point, o que lhe deu uma vantagem de 5-2.

Andriy ganhou o seu jogo com bastante facilidade, mas num instante o polaco estava a servir para ganhar o set. No entanto, nada mudou no jogo de Hubert, exceto o facto de ter perdido dois pontos neste jogo. Serviu brilhantemente e, com um ás, terminou o primeiro jogo com um resultado de 6-3.

Um break precoce decidiu o jogo

Rublev começou o segundo jogo na perfeição, não perdeu um ponto sequer e assumiu a liderança. O russo sentiu que tinha de arriscar, jogou um forehand perfeito e assumiu a liderança, mas num momento o polaco enviou dois ases, mas depois perdeu uma troca mais longa, fazendo o resultado 30-30, e um momento depois houve o primeiro equilíbrio no serviço do polaco.

Rublev jogou um excelente forehand, que lhe deu a vantagem. Voltou a fazê-lo na ação seguinte e conseguiu um avanço, o que o deixou extremamente satisfeito.

Andrei jogou com muita confiança e, após um backhand de Hurkacz, o russo já estava a ganhar por 3-0. O serviço de Hubert já não estava a funcionar tão bem como no primeiro jogo. Conseguiu bater o primeiro serviço com menos frequência, mas o quarto jogo caiu-lhe nas mãos e Rublev voltou a ressentir-se, desta vez prejudicado pela superfície.

Hubert ganhou uma troca mais longa a 30-30, mas o russo enviou um ás e um serviço vencedor para lhe dar uma vantagem de 4-1. Hurkacz finalmente voltou ao seu nível no serviço, o que resultou num jogo vencedor a zero, mas Rublev também esteve muito bem neste campo. O polaco lutou bravamente pelo equilíbrio, mas a iniciativa estava do lado do seu rival e aumentou a vantagem para 5-2. Porém, i jogo de Hubert estava a voltar ao que tinha apresentado na primeira parte.

Hurkacz jogou muito bem com o seu serviço, ganhou o ponto com um smash e depois acrescentou um ás, e Rublev serviu para empatar o set. Andrei jogou brilhantemente com o seu forehend, enquanto Hubert quebrou uma bola fácil e, num instante, chegou ao fim o set com um resultado de 6:3.

Jogo e torneio tinham de terminar num tie-break

O terceiro set começou com o serviço de Hurkacz, mas também com duas boas ações de Rublev e foi perigoso. Hubert ganhou uma troca de bola mais longa e depois o seu excelente serviço entrou em ação, o que resultou na manutenção do serviço. O polaco pressionou o seu rival e chegou a um equilíbrio, mas os dois pontos seguintes caíram para Andrei e o empate foi conseguido.

No início do jogo seguinte, mais uma vez Hubert não conseguiu disparar o seu serviço e Rublev aproveitou as suas oportunidades, o que deu equilíbrio e houve um ponto de break depois de o polaco ter batido na rede, mas este defendeu-o com um ás. O serviço voltou no momento certo e outro ás deu a vantagem de 2-1. O jogo de Rublev foi praticamente perfeito, não perdeu um ponto sequer.

O russo liderava por 30-15, mas Hubert terminou o jogo com um serviço, o que lhe permitiu manter a liderança. Andrei estava muito confiante com o seu próprio serviço. O polaco lançou a bola além da linha final, fez dois ases num instante, mas voltou a jogar imediatamente para fora dos limites. No entanto, os seus potentes serviços deram-lhe a oportunidade de vencer, e terminou o set com um ás. Rublev voltou a não perder um ponto sequer.

O polaco jogou um excelente serviço e forehand, o que lhe deu o triunfo neste jogo e uma vantagem de 5-4, o que significava que a pressão estava do lado de Rublev, que serviu durante o resto do encontro.

Hurkacz cometeu um erro com o seu forehand quando estava 40-15, mas reagiu com um forehand sensacional e depois o seu rival acertou um voleio numa troca longa, o que deu o equilíbrio. Hubert executou um forehand fenomenal, Rublev, com vontade de "ferver", correu para os fotógrafos e começou a gritar com eles, pelo que recebeu uma advertência do árbitro. Rublev enviou um ás na bola de jogo e a atmosfera no court tornou-se muito quente. Rublev ganhou os dois pontos seguintes, o que resultou num empate a 5-5.

O polaco ganhou com confiança o seu serviço e, mais uma vez, a enorme pressão estava sobre o seu rival. Hurkacz já tinha a certeza do mínimo para a final. Rublev resistiu e levou o jogo decisivo.

Jogo decisivo dos diabos

O tie-break começou com Hurkacz, mas o primeiro ponto caiu para Rublev, o que resultou num mini break logo no início do jogo decisivo. O russo liderava por 3-0 e depois o polaco fez dois ases. Na troca de bola, Rublev estava a perder com uma vantagem de 4-2, e a ação seguinte também lhe coube a ele, que já tinha 5-2 e estava perto do título em Xangai. O seu rival enviou a bola para fora dos limites e Hubert fez o serviço vencedor, o que ainda lhe dava esperança. O russo jogou um voleio, recuperando assim a derrota, mas Rublev enviou um ás, que lhe deu a bola do título, e Hurkacz respondeu com o mesmo, e a 6-6 os lados mudaram novamente.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore

O polaco acrescentou mais um ás e teve a sua segunda bola de campeão do encontro, mas o russo defendeu-se. No entanto, num momento, Hubert forçou-o a cometer um erro e houve uma oportunidade para fechar o encontro com o seu serviço, mas voltou a falhar. Um momento mais tarde, Hurkacz voltou a enviar o serviço vencedor, o que deu uma quarta oportunidade para fechar o encontro.

Hubert Hurkacz venceu a longa troca e todo o tie-break por 10-8.

Foi um excelente momento para a Polónia na China. Iga Swiatek venceu o torneio WTA 1000 em Pequim e Hubert Hurkacz foi o melhor no ATP Masters 1000 em Xangai. Para o polaco, este é o seu segundo título neste escalão e o sétimo no total. Hurkacz sobe agora para o 11.º lugar no ranking ATP.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore