Mais

Korda derrota Shelton e chega às meias-finais do Masters 1000 de Xangai

Korda em Xangai esta semana
Korda em Xangai esta semanaWANG ZHAO/AFP
Sebastian Korda qualificou-se para a sua primeira meia-final do Masters 1000 ao vencer o americano Ben Shelton por 6-7(10), 6-2, 7-6(6) em Xangai, na quinta-feira.

O 26.º do ranking acabou por vencer no seu sexto match point e vai defrontar o polaco Hubert Hurkacz, número 16, por um lugar na final de domingo.

Com o teto da quadra central fechado devido à chuva em Xangai, o primeiro set terminou num tie-break depois de ambos os jogadores trocaram pausas em 11 e 12 jogos. Shelton, semifinalista do US Open de 2023, que desencadeou um serviço de 236 quilómetros por hora no início do set, colocou Korda no pé de trás durante um emocionante tie-break.

A pressão acabou por se fazer sentir quando Shelton, que tinha acabado de fazer 21 anos, acertou um ás no seu quinto set point, ao qual Korda apenas pôde assistir.

Korda, de 23 anos, cujo pai, Petr, foi o número dois do mundo no seu apogeu, conseguiu quebrar o grande serviço de Shelton no início do segundo set e voltou a empatar a um set.

Korda quebrou o adversário no início do set decisivo, depois saiu de um ponto apertado ao salvar três pontos de quebra para estender sua liderança para 3-1 e depois 4-2. Mas Korda, cujo único título ATP veio em 2021 em Parma, permitiu que Shelton voltasse à partida e ambos os jogadores foram tratados com outro tie-break.

Korda perdeu cinco match points em 6-1 no tie-break antes de selar um encontro emocionante em pouco menos de três horas.