Recorde as principais incidências da partida
Carlos Alcaraz, que terá de chegar à final do Masters 1000 do Canadá para manter o seu número 1 mundial antes do US Open, estreou-se no torneio, melhorando a sua prestação em 2022, quando foi eliminado na primeira ronda por Tommy Paul.

Para tal, derrotou o jovem Ben Shelton, que estava a fazer um excelente torneio, mas que sentiu muitas dificuldades em jogar contra o cabeça de série. Mesmo assim, e apesar do facto de ter vencido em dois sets, o jogador de El Palmar mostrou sinais de falta de ritmo.
No entanto, quando chegou a altura de aumentar a intensidade no tie-break do segundo set, Carlitos fez um excelente trabalho e deixou o americano sem opções. Desta forma, resolveu o início do seu percurso em Toronto, em cuja próxima ronda vai defrontar Hurkacz.
"Ele foi mais agressivo do que eu. Tentei ser sólido e ganhar ritmo, mas tive problemas. A primeira ronda ajuda-me muito a estar concentrado para a ronda seguinte, vou tentar jogar melhor no próximo encontro. Jogos como este ajudam muito para o próximo", disse Alcaraz no final do jogo.