Mais

Richard Gasquet vendeu um jogo de sonho mas acabou por perder em cinco sets para Maroszan

Richard Gasquet, ainda um lutador
Richard Gasquet, ainda um lutadorAFP

À beira da humilhação, Richard Gasquet mudou a cara do jogo, mas acabou por perder no quinto set para Fabian Maroszan. O jogador de Biterrois deixa o US Open de cabeça erguida.

Recorde as incidências da partida

Resultado final do jogo
Resultado final do jogoFlashscore

Para os puristas, Fabian Maroszan é conhecido apenas por uma coisa: a sua surpreendente vitória sobre Carlos Alcaraz no Masters 1000 de Roma, em maio passado. Mas, desde então, ele quase não confirmou esse feito incrível. Não qualificado para o Open de França, foi convocado como lucky loser em Wimbledon, mas caiu na primeira ronda.

Mas durante quase três sets, fez chover raios sobre Richard Gasquet, apesar de ser o favorito natural para a partida. O húngaro fez tantos winners quanto pôde e, com a sua confiança em alta, manteve a cabeça de "Richie " debaixo de água durante algum tempo. O resultado foram dois primeiros sets completamente unilaterais e o receio de que "Richie" saísse com um verdadeiro estrondo.

Este receio foi reforçado quando Maroszan quebrou a 4-3 e serviu para o jogo. Como já aconteceu um milhão de vezes na história, o braço do húngaro tremeu e Richie aproveitou para quebrar. Mas no seu serviço seguinte, teve de reunir toda a sua coragem para evitar dois match points, antes de levar o seu rival para um tiebreak. Cansado e atordoado por estas oportunidades perdidas, Maroszan desistiu logicamente e Gasquet retomou o controlo do jogo.

Foi o suficiente para despertar uma colónia de adeptos, que passaram a insistir com o seu campeão. O quarto set foi muito mais equilibrado, mas mais uma vez Maroszan parecia ser o favorito, quebrando a 4-4 e servindo novamente para o jogo. Mais uma vez, o húngaro caiu, paralisado pelo medo de ganhar. Gasquet entrou em ação, desencadeou uma série de pontos, chegou a ter dois pontos no quinto set, mas, no final, o jogo voltou ao tiebreak.

Gasquet dominou o tie-break e conquistou o quinto set. Inconcebível há duas horas. Tínhamos, assim, um jogador moralmente ferido e outro fisicamente assado, porque, apesar do seu regresso, Gasquet sentiu o peso dos seus 36 anos. Mas desta vez, o espírito prevaleceu sobre a substância.

Fabian Maroszan quebrou no sexto jogo e, desta vez, foi uma quebra a mais para Gasquet. O francês não aguentou mais, não conseguiu avançar e acabou por perder por 6-3, 6-1, 6-7(5), 6-7(1), 6-2. Foi um jogo muito duro, mas apesar de tudo, Richie continua a ser incrível aos 36 anos e ainda nos pode fazer sonhar durante mais alguns anos.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore