US Open: Arthur Fils superou o cansaço e derrotou Tallon Griekspoor (3-2)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

US Open: Arthur Fils superou o cansaço e derrotou Tallon Griekspoor (3-2)

Arthur Fils fez um grande jogo
Arthur Fils fez um grande jogoAFP
Na sua primeira partida em Nova York, Arthur Fils teve uma atuação emocionante para finalmente superar Tallon Griekspoor em quase quatro horas de jogo. Apesar do cansaço e das cãibras, o francês mostrou do que é capaz.

Recorde as incidências do encontro

Foi uma grande estreia no US Open para Arthur Fils, que teve pela frente um adversário de qualidade. Tallon Griekspoor, que fez uma grande época, chegou a Nova Iorque como cabeça de série, fruto dos dois triunfos no circuito esta época, e era por isso o favorito para o encontro.

Estatuto esse que o neerlandês assumiu na perfeição no início do encontro, quebrando logo no primeiro jogo da partida para levar a sua vantagem até ao final do set. Esperava-se que o francês reagisse, e foi o que fez, ganhando uma vantagem inicial para empatar o encontro a um set cada. Um bom combate, mas que deixou a sua marca.

Foi o terceiro set que parecia decidir o destino do encontro. Mais uma vez quebrado cedo, Arthur Fils conseguiu voltar à igualdade, lançando uma batalha feroz que parecia capaz de vencer. Mas quando estava a servir para levar o rival para o tiebreak, quebrou subitamente e deixou o neerlandês assumir a liderança.

A partida tomou então um rumo dramático, com Griekspoor a ser primeiro maltratado, depois Fils a sofrer claramente de cãibras e, nessa altura, a parecer estar prestes a desistir. No entanto, prolongou o combate, baixou os golpes e finalmente conseguiu o que era inimaginável 10 minutos antes. Recuperou o break, terminou em força no serviço e conquistou o quinto set.

Naquele momento, tínhamos dois jogadores claramente esgotados fisicamente. E é isso mesmo que o público americano adora, pois acorreu em massa para ver o epílogo. Ambos os jogadores aguentaram desesperadamente o seu serviço, até que Arthur Fils atacou no momento perfeito, a 5-5. E serviu para uma grande atuação.

E, não sem alguma apreensão, acabou por levar a melhor sobre o seu rival por 4-6, 6-3, 5-7, 6-4 e 7-5. Foi uma vitória mais importante do que parecia. Em primeiro lugar, porque foi a sua primeira vitória num Grand Slam. Mas também porque abriu o torneio, já que enfrenta o italiano Arnaldi, um adversário acessível, na próxima ronda. Resta saber se estará em forma.