Mais

US Open: Novak Djokovic esteve a perder 0-2, mas deu a volta a Djere

Djokovic precisou de uma reviravolta dramática em Flushing Meadows
Djokovic precisou de uma reviravolta dramática em Flushing MeadowsAFP
Novak Djokovic conseguiu uma reviravolta de dois sets de desvantagem para derrotar o compatriota sérvio Laslo Djere num jogo de cinco sets e garantir o lugar nos oitavos de final do Open dos Estados Unidos.
O resultado da partida
O resultado da partidaFlashscore

Djokovic, segundo cabeça de série, recuperou de um início lento no Arthur Ashe Stadium para completar uma vitória por 4-6, 4-6, 6-1, 6-1, 6-3 em 3:45 horas. A vitória marcou a oitava vez na carreira de Djokovic em que superou uma desvantagem de 0-2 para vencer em cinco sets num torneio do Grand Slam.

"Espero que tenham gostado do espetáculo", disse Djokovic aos adeptos numa entrevista no campo após um jogo que terminou por volta da 1:30 de sábado, hora local: "Definitivamente não foi muito agradável para mim, especialmente nos dois primeiros sets. Foi um dos jogos mais difíceis que joguei aqui durante muitos, muitos anos".

Mais uma vez, foi a compostura quase sobre-humana sob pressão do jogador de 36 anos, 23 vezes campeão de singulares do Grand Slam, que veio em seu socorro.

Djere, 32.º cabeça de série em Nova Iorque, nunca tinha passado da terceira ronda num torneio do Grand Slam e tinha caído na primeira ronda nas suas últimas quatro visitas ao US Open. Mas o jogador de 28 anos surpreendeu Djokovic nos dois primeiros sets, jogando com equilíbrio e confiança para abrir uma vantagem de 2-0 depois de quebrar o seu compatriota uma vez em cada set.

No entanto, com o jogo aparentemente garantido, Djokovic mudou o rumo no terceiro, quarto e quinto sets. De repente, o serviço de Djere, que tinha sido praticamente inexpugnável nos dois primeiros sets, começou a parecer vulnerável.

Djokovic quebrou duas vezes no terceiro set, antes de quebrar Djere quatro vezes no quarto set, para chegar a uma decisão. A partir daí, só haveria um vencedor e Djokovic quebrou novamente e em breve passou a ter uma vantagem de 4-1, antes de servir para o jogo a 5-3.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Djere salvou obstinadamente um match point, mas Djokovic selou a vitória no match point seguinte, quando Djere desviou um backhand para fora.

Mais tarde, Djokovic revelou que teve uma conversa animada no balneário depois de ter ficado dois sets atrás.

"Fiz uma pequena conversa estimulante ao espelho", revelou: "Ri-me de mim próprio, porque estava muito irritado com a forma como joguei, para tentar levantar o ânimo. Já o fiz algumas vezes na minha carreira e não resultou, mas esta noite resultou e estou grato."

Djokovic, que procura um recorde de 24 títulos do Grand Slam em Nova Iorque, vai agora defrontar o croata Borna Gojo, 105.º classificado, no domingo, por um lugar nos quartos de final.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore