Recorde as principais incidências da partida
O jogador de 26 anos de Xangai, classificado em 67.º, teve o jogo da sua vida, vencendo o finalista do US Open do ano passado por 6-4, 5-7, 6-2, 0-6, 6-2 em 3 horas e 19 minutos. É a primeira vez que um jogador chinês vence um jogador classificado entre os cinco melhores do mundo.
Zhang vai defrontar o australiano Rinky Hijikata na terceira ronda, na sexta-feira, na sua tentativa de atingir pela primeira vez os oitavos de final de um torneio do Grand Slam.

A reviravolta de Zhang na quarta-feira contrasta fortemente com a sua campanha no torneio do ano passado, onde foi eliminado na primeira ronda depois de a pandemia de Covid-19 ter posto em pausa a sua carreira: "Em primeiro lugar, com a situação da Covid, é difícil sair. Em segundo lugar, tudo é difícil", disse Zhang.
"Acho que, na altura, não acreditávamos que pudéssemos obter este resultado. Naquela altura, diria que estávamos a pensar mais em tentar passar dos cem primeiros, esse é o nosso objetivo, o objetivo que estamos a estabelecer passo a passo", acrescentou.
Zhang disse que iria adotar a mesma abordagem para o resto do US Open, a começar pela terceira ronda desta sexta-feira. "É uma ronda após outra, uma etapa após outra, e veremos", disse. "Não posso pensar demasiado à frente. Todas as rondas são difíceis".
Anteriormente, os ânimos exaltaram-se depois de Ruud ter empatado o encontro a dois sets cada, ao vencer o quarto set por 6-0. Zhang abandonou o court durante vários minutos para ir à casa de banho e mudar de roupa, o que perturbou claramente o ímpeto de Ruud. O norueguês foi quebrado no primeiro jogo do último set e Ruud, frustrado, queixou-se com raiva ao árbitro, acusando-o de não fazer cumprir os limites de tempo.
"Porque é que não está a fazer nada?" gritou Ruud para o árbitro. "Respeita claramente as regras em alguns momentos e noutros está-se nas tintas. Porque é que não faz nada? Quando Ruud cai, Zhang aproveita-se. Quebrou novamente no quinto jogo para assumir uma vantagem de 4-1 e depois manteve-se na liderança por 5-1.
Ruud segurou o serviço para reduzir a diferença para 5-2, mas Zhang não se deixou negar, acertando um excelente voleio de backhand no match point para selar a vitória. Mais tarde, Ruud admitiu que o longo break de Zhang o tinha feito descarrilar antes do set decisivo.
"Foi um período de seis ou sete minutos em que não fiz nada", disse Ruud. "Perdi o meu ritmo e isso é frustrante, porque estamos numa boa fase, ganhámos o quarto set e queremos continuar. Foi por isso que fiquei um pouco frustrado e perguntei ao árbitro quais eram as regras aqui."