Mais

Furacão Alcaraz aterra com força em Wimbledon e arrasa o francês Chardy (3-0)

Alcaraz levou a melhor sobre Chardy
Alcaraz levou a melhor sobre ChardyProfimedia
O court central do All England Tennis Club, com a cobertura aberta para evitar a chuva de Londres, assistiu a um duelo de gerações. Um jovem espanhol de 20 anos, que começa a marcar uma era, contra um veterano francês, Jeremy Chardy (36 anos), que se despediu do ténis profissional. A nova vaga ganhou. Melhor dizendo, varreu. Carlos venceu em três sets por 6-0, 6-2 e 7-5. O gaulês vai deixar de lado a raquete e o murciano avança, varrendo como um panzer, para a segunda ronda.

No primeiro set, Carlos colocou o modo rolo compressor. Não deu tréguas ao veterano francês, que esteve quase um ano e meio sem jogar (até janeiro de 2023) devido a lesões. O recital foi avassalador.

Em apenas 22 minutos, aplicou 6-0 em Chardy, com apenas 8 pontos perdidos em todo o set e apenas um erro não forçado. Para um jogador de 36 anos, número 25 do ranking mundial, com a sua família presente nas bancadas, na cidade onde vive, deve ter sido uma carga emocional muito dura. O jogador de Múrcia era um ciclone no court e o francês era a imagem viva da impotência.

Chardy foi completamente dominado por Alcaraz no primeiro set.
Chardy foi completamente dominado por Alcaraz no primeiro set.AFP

No nono jogo da partida, Chardy voltou à vida. Colocou o 2-1 contra no marcador e o público aplaudiu o feito. Era o seu pequeno triunfo no meio da tempestade. A sensação de superioridade de Alcaraz era avassaladora. Todos os golpes entraram e o francês não conseguiu encontrar qualquer resposta para um vendaval que varreu o court.

Alcaraz desfrutou da sua superioridade contra o veterano francês.
Alcaraz desfrutou da sua superioridade contra o veterano francês.AFP

Dez minutos mais do que no primeiro set, 32, foram suficientes para o espanhol vencer o segundo set por 6-2. Todos os presentes nas bancadas, sob a cobertura do court 1 do All England Tennis Club, sabiam que o jogo não tinha muita história e dedicaram-se, na ausência de emoção, a apreciar o ténis sublime de Carlos.

Os dois primeiros sets foram uma exibição antológica de Carlos.
Os dois primeiros sets foram uma exibição antológica de Carlos.AFP

Naquele momento, sem pressão aparente sobre nenhum deles, Chardy motivou-se e Carlos relaxou. O vento mudou de lado e o veterano ganhou uma vantagem de 4-2 com o seu primeiro break no sexto jogo do terceiro set. Era hora da sesta em Espanha e Carlos sentiu isso. Quando o francês bateu com força à porta, o jogador de El Palmar acordou do seu sono e levantou-se para terminar o serviço.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Quando Alcaraz põe o pé no acelerador, é como o Red Bull de Verstappen, difícil de parar. Fechou o encontro com um 7-5 final e passa à segunda ronda com a moral reforçada e as aspirações intactas.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore, AFP