Plano de expansão de Wimbledon chumbado por votação de conselho local

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Plano de expansão de Wimbledon chumbado por votação de conselho local

O All England Club em plena atividade depois de Carlos Alcaraz se ter sagrado campeão no verão passado.
O All England Club em plena atividade depois de Carlos Alcaraz se ter sagrado campeão no verão passado.GLYN KIRK/AFP
Os planos de expansão de Wimbledon sofreram um rude golpe depois de um conselho local ter rejeitado a sua proposta de construção de novos campos de ténis num terreno próximo do All England Club.

Os conselheiros de Wandsworth votaram unanimemente a favor da rejeição da proposta de 39 novos campos no vizinho Wimbledon Park, no sudoeste de Londres.

Os sete conselheiros seguiram o conselho dos seus técnicos de planeamento, embora o Conselho de Merton, onde se situa a maior parte do terreno, tenha aprovado o pedido no mês passado. A candidatura será agora apresentada ao gabinete do Presidente da Câmara de Londres e o All England Club continua esperançado em obter luz verde, apesar da forte resistência de alguns residentes locais.

Sally Bolton, diretora executiva do All England Club, afirmou num comunicado: "Estamos compreensivelmente desiludidos com a decisão do London Borough of Wandsworth. As nossas propostas vão permitir uma das maiores transformações desportivas em Londres desde 2012, bem como benefícios substanciais para a comunidade local".

"Acreditamos que o projeto do AELTC para o Wimbledon Park oferece melhorias sociais, económicas e ambientais significativas, incluindo a transformação de 23 acres de terrenos anteriormente privados num novo parque público, bem como centenas de postos de trabalho e dezenas de milhões de euros de benefícios económicos para os nossos vizinhos em Wandsworth, Merton e em toda a cidade de Londres. Dada a decisão dividida do conselho, com o bairro londrino de Merton a decidir aprovar o nosso pedido no mês passado, o nosso pedido de planeamento irá agora para o gabinete do Presidente da Câmara de Londres para apreciação", pode ler-se.

A candidatura do Grand Slam de relva incluía um campo com 8000 lugares em terrenos anteriormente ocupados pelo Wimbledon Golf. A extensão teria permitido a realização do torneio de qualificação de Wimbledon no local.

Isto teria feito com que se alinhasse com os outros três torneios do Grand Slam, uma vez que o evento de qualificação de Wimbledon se realiza atualmente em Roehampton, a mais de três quilómetros de distância.