Resumo do dia em Wimbledon: Alcaraz escapou à chuva, que cancelou 69 jogos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Resumo do dia em Wimbledon: Alcaraz escapou à chuva, que cancelou 69 jogos
Carlos Alcaraz em ação em Wimbledon
Carlos Alcaraz em ação em WimbledonAFP
O número um mundial, Carlos Alcaraz, foi um dos poucos tenistas a escapar à chuva persistente que obrigou ao adiamento de 69 encontros dos 77 que estavam previstos para esta terça-feira em Wimbledon, entre os quais o de Nuno Borges.

A jornada abriu no court central do All England Club com uma homenagem e uma grande ovação ao suíço Roger Federer, recordista de Wimbledon com oito títulos, convidado a juntar-se à Princesa de Gales, Kate Middleton, na Royal Box, para assistir aos desafios da primeira ronda.

A chuva ininterrupta levou, contudo, à suspensão da eliminatória por volta das 12:30 e apenas oito encontros foram disputados até ao final, entre eles todos os que estavam inicialmente previstos para o court central e para o court número 1, ambos cobertos, onde o espanhol Carlos Alcaraz se estreou com uma vitória.

O primeiro cabeça de série e um dos principais favoritos a vencer o terceiro torneio do Grand Slam da época protagonizou uma exibição segura e, sem grande dificuldade, eliminou o veterano Jeremy Chardy, de 36 anos, naquele que foi o último encontro da carreira do francês, em três sucessivos sets, pelos parciais de 6-2, 6-0 e 7-5.

Recorde as incidências do jogo

Penso que joguei muito bem no início do encontro. No terceiro set, ele encontrou o seu nível e eu tive alguns problemas, mas eu gosto de jogar pontos longos, de batalhas e estou muito feliz por ter jogado a um grande nível. Aliás, os dois no terceiro set. Foi muito equilibrado, mas estou contente por ter passado a primeira ronda”, comentou o tenista de Múrcia.

Graças ao triunfo ao fim de uma hora e 53 minutos, Carlos Alcaraz, de 20 anos, vai ficar a aguardar pelo desfecho do embate entre os também gauleses Arthur Rinderknech e Alexander Muller para conhecer o próximo adversário na relva londrina, onde, caso conquiste o título, mantém a liderança do ranking mundial.

Já depois do espanhol, foi a vez do anfitrião Cameron Norrie, semifinalista há um ano na relva britânica, carimbar a qualificação para a fase seguinte da prova, ao bater o checo Tomas Machac (108.º ATP), em quatro partidas, com os parciais de 6-3, 4-6, 6-1 e 6-4.

Recorde as incidências do jogo

Ao contrário de Norrie, que figura no 13.º lugar no ranking ATP, o escocês Andy Murray assinou uma exibição autoritária no court central, sob o olhar atento de Federer e da Princesa de Gales, patrona do All England Club, e, em apenas três sets, por 6-3, 6-0 e 6-1, afastou o também local Ryan Peniston (268.º ATP).

Foi fantástico ter aqui alguma realeza, mas também alguma realeza do ténis (Roger Federer). É fantástico ter aqui o Roger a apoiar o evento. A última vez que estive neste court e ele estava a ver foi nos Jogos Olímpicos (Londres2012). Ele estava na box do Stan Wawrinka a apoiá-lo, por isso hoje foi bom vê-lo a aplaudir-me um pouco após algumas boas pancadas”, comentou o bicampeão de Wimbledon (2013 e 2016), em entrevista em court.

Enquanto Andy Murray fica a aguardar pelo desfecho do embate entre o grego Stefanos Tsitsipas e o austríaco Dominic Thiem, adiado para quarta-feira, para saber quem terá de enfrentar de seguida, o compatriota Daniel Evans (30.º ATP) despediu-se da 136.ª edição do torneio inglês, após a derrota imposta pelo francês Quentin Halys (79.º ATP), por 6-2, 6-3, 6-7 (5-7) e 6-4.

Recorde as incidências do jogo

Na competição feminina, a cazaque Elena Rybakina iniciou a defesa do título com um triunfo suado no court central, onde precisou de três partidas para ultrapassar a norte-americana Shelby Rogers, por 4-6, 6-1 e 6-2. A próxima adversária da terceira cabeça de série sairá do duelo entre a japonesa Nao Hibino e a francesa Alizé Cornet.

Recorde as incidências do jogo

Bem mais fácil foi a tarefa da bielorrussa Aryna Sabalenka, número dois na hierarquia WTA, para assegurar a continuidade em prova, graças ao triunfo ante a húngara Panna Udvardy, com os parciais de 6-3 e 6-1, já depois da tunisina Ons Jabeur (6.ª WTA) eliminar a polaca Magdalena Frech, por duplo 6-3.

Recorde as incidências do jogo