Wimbledon: Vondrousova faz história ao vencer Ons Jabeur e conquistar primeiro major (2-0)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Wimbledon: Vondrousova faz história ao vencer Ons Jabeur e conquistar primeiro major (2-0)

Atualizado
Momento em que Vondrousova levanta o troféu de Wimbledon
Momento em que Vondrousova levanta o troféu de WimbledonAFP
A tenista checa tornou-se a primeira não cabeça de série a vencer no relvado do All England Club por uns claros 6-4 e 6-4 e celebrou a conquista do seu primeiro Grand Slam, aproveitando a irregularidade e inconsistência da adversária tunisina, número seis mundial, que perdeu a segunda final consecutiva do torneio.

Recorde aqui as incidências do encontro

Aos 24 anos, a 42.ª classificada do ranking mundial chegou a esta final com um pouco menos de pressão do que Ons Jabeur e com a confiança acrescida de ter derrotado a adversária por duas vezes esta época. No entanto, a rival de 28 anos venceu o único jogo disputado por ambas em relva - até este sábado - e encarou este encontro emocionante depois de ter eliminado as principais candidatas ao título: Elena Rybakina e Aryna Sabalenka.

O momento da desilusão de Jabeur e a glória de Vondrousova
O momento da desilusão de Jabeur e a glória de VondrousovaAFP

A africana até entrou em court com muita garra e, desde cedo, conseguiu chegar ao 0-2 no marcador, mas a reação rápida de Marketa Vondrousova restabeleceu a igualdade. E bem que teve de suar para o conseguir, visto que foi obrigada a salvar quatro break pointsA emoção foi servida no set inaugural, com mais dois breaks seguidos (4-4) para empolgar um público que, com certeza, vai gostar deste fim de semana - com um Alcaraz-Djokovic no domingo.

O bom trabalho da checa e o elevado número de erros não forçados de Jabeur (15), incapaz de tirar partido do seu serviço, fizeram com que os dois jogos seguintes caíssem para o seu lado (6-4) - numa série de cinco jogos consecutivos, incluindo o primeiro do segundo set. Este foi o golpe importante no encontro, já que o fator mental acabou por desbloquear a vitória, dando seguimento no início do segundo set para fazer o 1-0.

E o início do segundo e último parcial não podia ter sido pior para a número seis mundial, que perdeu o serviço pela quarta vez no encontro - e uma série de três consecutivos. Felizmente, ainda conseguiu superar esta barreira e dar a volta ao jogo para conseguir uma vantagem de 1-2, algo que ainda alimentou as suas esperanças.

Reação de Jabeur aos erros cometidos durante o jogo
Reação de Jabeur aos erros cometidos durante o jogoAFP

A troca de erros foi contínua (4-4), mas acabou mesmo por ser a tunisina que protagonizou os mais facilmente evitáveis (mais de 16 no total), que se deixou levar pela onda negativa num momento delicado. A checa manteve-se sólida, não tentou fazer mais do que o necessário e garantiu assim a vitória por 6-4, tornando-se na primeira tenista não cabeça de série a vencer o troféu.