Swiatek vai continuar a ser a líder do ranking WTA nas próximas semanas

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Swiatek vai continuar a ser a líder do ranking WTA nas próximas semanas

Swiatek vai continuar na liderança do ranking WTA
Swiatek vai continuar na liderança do ranking WTAAFP
Aryna Sabalenka teve uma grande chance de se tornar a número um do mundo, pois esteva a vencer por 7-6 e 4-2 ante Ons Jabeur e esteva perto de avançar para as meias-finais. No entanto, a bielorrussa perdeu a sua oportunidade, o que significa que Iga Swiatek vai continuar a estar no topo do ranking.

A oportunidade perdida de Sabalenka

Antes do início de Wimbledon, sabíamos que não seria uma tarefa fácil para Iga Swiatek manter a posição de líder do ranking WTA, uma vez que, até agora, não se tinha saído bem nos courts de relva. No entanto, a polaca confirmou que está a fazer progressos nesta superfície e atingiu pela primeira vez as quartos de final de um torneio do Grand Slam em Londres.

A derrota contra Elinia Svitolina significava que se Aryna Sabalenka vencesse Ons Jabeur nas meias-finais, tornar-se-ia a nova número um do ranking WTA. Tal não aconteceu. A bielorrussa voltou a ter um desempenho mentalmente insuficiente, deixando a polaca continuar a liderar o ranking WTA durante as próximas semanas.

A segunda metade de julho é uma altura em que não há muitos torneios de interesse para as jogadoras no topo do ranking WTA. Iga Swiatek participará num torneio em Varsóvia para jogar perante o seu público. Sabalenka provavelmente não jogará até 7 de agosto, no WTA 1000 de Montreal. A não ser que peça um wild card para o torneio WTA 500 em Washington, que terá início no final de julho, mas preferirá concentrar-se na preparação para os torneios do escalão 1000.

Poucos pontos a defender antes do US Open

A vantagem de Iga Swiatek sobre Aryna Sabalenka é de cerca de 500 pontos, o que representa uma margem considerável para as próximas semanas, uma vez que não haverá torneios de alto nível e a polaca poderá somar pontos extra em Varsóvia, onde perdeu nos quartos de final há um ano.

Também é uma boa notícia para a polaca o facto de ter tido maus arranques em Toronto e Cincinnati há um ano. Nesses torneios, venceu apenas um encontro em cada um e terminou ambos na terceira ronda (teve um "sorteio livre" na primeira ronda). Isto significa que, contando com estes torneios, estará a "defender" pouco mais de 200 pontos. A situação é ligeiramente pior para a bielorrussa, que chegou às meias-finais em Cincinnati. É muito possível que a polaca continue a ser a líder do ranking até ao início do Open dos Estados Unidos, que começa a 28 de agosto.

Atualmente, Iga Swiatek tem um lugar garantido no topo do ranking WTA até ao início do torneio de Montreal, ou seja, até 7 de agosto. Isto já lhe dá um mínimo de 71 semanas na primeira posição. Este resultado iguala o de Karolina Wozniacki na classificação de todos os tempos. A dunka de origem polaca ocupa atualmente a 10.ª posição nesta classificação.