Iga Swiatek agradece ao pai pela carreira: "Não foi fácil para ele"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Iga Swiatek agradece ao pai pela carreira: "Não foi fácil para ele"

Iga Swiatek é abraçada pelo pai depois de vencer o WTA Finals de 2023.
Iga Swiatek é abraçada pelo pai depois de vencer o WTA Finals de 2023.Profimedia
A estrela do ténis Iga Swiatek manifestou grande respeito pelo seu pai num artigo para o "The Players' Tribune". A número um mundial explicou que o porgenitor a apoiou intensamente desde a infância, tornando assim possível a sua carreira única.

Após um magnífico triunfo no WTA Finals de 2023, Iga Swiatek terminou o ano como número um do ranking mundial. A quatro vezes vencedora do Grand Slam está a dominar o ténis feminino com a tenra idade de 22 anos. A jogadora polaca já ganhou mais de 20 milhões de euros em prémios monetários na sua jovem carreira.

Os numerosos êxitos foram possíveis graças ao pai, Tomasz, como Swiatek explicou num artigo para o The Players' Tribune: "Quando estava a crescer, por vezes não podia jogar em lado nenhum, por isso o meu pai tinha de tratar disso.E não era fácil para ele investir todo aquele dinheiro num treinador e num campo de treinos".

No desporto polaco, faltam frequentemente as condições de enquadramento necessárias e pequenas mudanças para promover os jovens talentos, independentemente da sua origem social.

Os números de Swiatek
Os números de SwiatekFlashscore, AFP

O pai de Iga já foi um remador olímpico. Quando reconheceu o talento de Iga e da irmã Agata, fez tudo o que podia para apoiar os filhos: "De facto, dedicou toda a sua vida a ajudar-nos". Swiatek sentia isso, embora o pai raramente falasse abertamente sobre as suas emoções: "Acho que isso é uma coisa polaca para as pessoas da geração dele".

Nessa altura, o dinheiro era "escasso", pelo que não deve ter sido fácil para Thomas ajudar financeiramente os filhos.

Swiatek começou a jogar ténis aos seis anos de idade e já teve grande sucesso a nível júnior. Tem apenas 22 anos, mas foi número um no ranking WTA durante quase 80 semanas. A sua carreira ainda agora começou e, no entanto, a natural de Varsóvia já é a melhor tenista polaca de todos os tempos.