Iga Swiatek foi a atleta mais bem paga em 2023

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Iga Swiatek foi a atleta mais bem paga em 2023

Swiatek foi quem recebeu mais dinheiro
Swiatek foi quem recebeu mais dinheiroProfimedia
A revista Forbes elaborou o ranking das atletas mais bem pagas do mundo, liderado pela tenista número um Iga Šwiatek, da Polónia, com ganhos de 23,9 milhões de dólares (21,6 milhões de euros).

A Forbes criou a classificação com base nos salários oficiais ou prémios monetários antes de impostos e nos lucros estimados dos acordos de patrocínio. 

As tenistas dominam os rankings compilados desde 2008. Há 12 no top 20, incluindo nove na elite 10. A única exceção no top 10 é a esquiadora Eileen Gu. A americana, que representa a China, praticamente não correu este ano, mas graças a contratos lucrativos com empresas de ambos os países, está em segundo lugar, com uma faturação de 20 milhões de euros.

Em terceiro lugar está a vencedora do US Open, Coco Gauff, dos EUA (19,7 milhões de euros). Em quarto lugar, os acordos de patrocínio renderam à britânica Emma Raducanu, que, apesar de tentar em vão construir esse sucesso após o seu sensacional triunfo no US Open de 2021, ganhou 13,8 milhões de euroseste ano, de acordo com a Forbes.

Só os ganhos com os parceiros ajudaram a classificar em quinto lugar a japonesa Naomi Osaka (13,6 milhões euros), que entrou em court pela última vez em setembro passado e vai regressar ao ténis no início da próxima época, depois de dar à luz a sua filha em julho.

A bielorussa Aryna Sabalenka (13,3), as americanas Jessica Pegula (11,3) e Venus Williams (11milhões), a cazaque Yelena Rybakina (8,6) e a canadiana Leylah Fernandez (8) completam o top 10.

No topo da segunda dezena, a golfista americana de origem checa Nelly Kordova e a jogadora de futebol americana Megan Rapinoe (ambas com 7,4), que se reformou este ano, partilham o 11.º lugar.