Martina Navratilova considera que é altura de uma nova mulher assumir a liderança da WTA

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Martina Navratilova considera que é altura de uma nova mulher assumir a liderança da WTA

Martina Navratilova, 18 vezes campeã do Grand Slam
Martina Navratilova, 18 vezes campeã do Grand SlamAFP
Martina Navratilova, uma lenda do ténis feminino, acredita que Steve Simon tem poucas hipóteses de se manter no topo da WTA, depois da forma como o Torneio dos Campeões de Cancun foi organizado, e que chegou a altura de uma nova mulher assumir a liderança do circuito feminino.

Steve Simon liderou a WTA durante oito anos, como presidente e diretor executiva, mas recentemente tem sido alvo de críticas por parte das jogadoras, nomeadamente pela sua decisão de realizar o Champions Tour ao ar livre, na estância mexicana de Cancun.

"Talvez seja altura de uma nova liderança. Para mim, pessoalmente, sendo esta uma associação de jogadoras, estou envolvida há muito tempo, desde o início, mas só tivemos duas mulheres ao leme. Penso que está na altura de, quando tivermos um novo líder, ser uma mulher. Há muitas mulheres qualificadas para o cargo. Vai ser difícil para o Steve continuar, porque agora tudo tem uma direção diferente", disse Martina Navratilova, 18 vezes campeã do Grand Slam, ao Amazon Prime.

Cancun foi designada há menos de dois meses como sede do WTA Finals, o Torneio dos Campeões que reúne as oito melhores jogadoras de singulares e as oito melhores duplas.

A número um mundial Arina Sabalenka, da Bielorrússia, criticou a WTA pelo estado do court após o primeiro dia de jogos da fase de grupos e disse sentir-se "desrespeitada" devido ao nível de organização do prestigiado evento.

O torneio deveria ter terminado a 5 de novembro, mas a chuva e os ventos fortes fizeram com que a meia-final, entre Iga Swiatek e Sabalenka, só terminasse nesse dia, estando a final marcada para esta segunda-feira.

"As jogadoras adaptaram-se, tinham de o fazer. Mas vir a Cancún na época das chuvas? Não se pode esperar que não chova no principal evento do WTA Tour. Temos de assumir as más decisões que tomámos e fazer algumas escolhas depois... Tem havido uma sucessão de más decisões. No final, Steve Simon foi o chefe durante oito anos e aqui estamos nós", disse Navratilova.

Numa carta às jogadoras, enviada aos meios de comunicação social na semana passada, Simon disse que a escolha tardia de Cancun para acolher o torneio principal "foi baseada numa série de fatores complicados". O dirigente disse que a WTA aceitou a responsabilidade pelas más condições e sinalizou mudanças na operação do torneio, após uma série de outras reclamações de jogadoras de topo, sobre a forma como foram tratadas.

A WTA disse, numa declaração à Reuters, na sexta-feira, que iria continuar a ouvir as jogadoras sobre a direção que o Champions Tour deveria tomar.

O americano Steve Simon foi nomeado presidente e diretor executivo da WTA em outubro de 2015, após a demissão da canadiana Stacey Allaster, no final de setembro desse ano.