Mais

Ténis: Tiantsoa Sarah Rakotomanga Rajaonah conquista o seu primeiro título WTA em São Paulo

Tiantsoa Sarah Rakotomanga Rajaonah festejou no Brasil
Tiantsoa Sarah Rakotomanga Rajaonah festejou no BrasilFotoarena, Foto Arena LTDA Alamy Profimedia
Quase do nada, Tiantsoa Sarah Rakotomanga Rajaonah foi incrível esta semana no Rio de Janeiro. A tenista francesa terminou o trabalho ao dominar Janice Tjen na final e, aos 19 anos, conquista o seu primeiro título WTA.

Recorde as incidências da partida

Uma completa desconhecida há apenas uma semana, Tiantsoa Sarah Rakotomanga Rajaonah estava a fazer um nome para si própria. De um ranking de pouco mais de 200 no mundo, explorou uma abertura no WTA 250 em São Paulo, superando obstáculo após obstáculo para chegar à final, sua primeira no circuito WTA, mas teve de superar o desafio da estrela em ascensão Janice Tjen para conquistar o título.

A indonésia, em grande forma, dispôs de três break points desde o início, todos eles defendidos com grande habilidade pela francesa, como foi o caso no 2-2. E na primeira oportunidade, quebrou a rival, mas o fardo era claramente demasiado pesado para suportar e cedeu a vantagem de imediato.

À segunda vez, a francesa foi em busca de um novo break imediato, e branco, antes de servir para o set.

Abanou a cabeça, cedeu dois break points, mas salvou-os com incrível desenvoltura, nomeadamente com um lob delicioso, antes de concluir empurrando a rival para a falta. Nessa altura, Tiantsoa Sarah Rakotomanga Rajaonah estava a apenas um set do título.

Claramente surpreendida, Janice Tjen perdeu o equilíbrio, cedendo um break logo no início do segundo set, e a francesa estava então num caminho real, e ainda mais quando fez o duplo break. A francesa entrou em ação, e ainda mais quando fez um duplo break. A liderar por 6-3 e 3-0, tinha uma mão no troféu, mas pareceu aperceber-se da imensidão do seu desempenho e abrandou ligeiramente durante dois jogos, parecendo querer relançar o encontro.

Mas não. A francesa era inegavelmente a mais forte. Mas tinha ainda de fazer o mais difícil de tudo: terminar o encontro com o seu serviço. Onde centenas de jogadoras falharam no passado, ela nunca perdeu a coragem, e um único match point foi suficiente para concluir com um último lob.

No final, Tiantsoa Sarah Rakotomanga Rajaonah venceu por 6-3 e 6-4 e conquistou o seu primeiro título WTA aos 19 anos. Sem dúvida, não será o último, tal é o seu imenso talento. Para o ténis feminino francês, que desapareceu por esta altura no ano passado, 2025 é sem dúvida um ano de glória.