The Best: Lionel Messi venceu graças ao voto dos capitães

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

The Best: Lionel Messi venceu graças ao voto dos capitães

Messi foi eleito o melhor pela FIFA pela oitava vez
Messi foi eleito o melhor pela FIFA pela oitava vezAFP
O internacional argente revê o prémio conquistado em 2022 e somou a oitava distinção atribuída pela FIFA para o melhor do mundo. Contudo, a decisão foi das mais renhidas que há memória, com Haaland a ficar muito perto do triunfo

Sem que existam dúvidas da qualidade de Lionel Messi, um dos melhores da história, a eleição do astro argentino como o melhor jogador de 2023 na gala the Best, da FIFA, surpreendeu. O grande feito do jogador foi conduzir a Argentina à conquista do Mundial-2022, sendo que esta competição ficou fora do período analisado (19 de dezembro de 2022 a 20 de agosto de 2023).

Erling Haaland era visto como o grande favorito, depois de se ter destacado na equipa do Manchester City que venceu a treble (Premier League, Taça de Inglaterra e Liga dos Campeões) e o que é certo é que o avançado norueguês esteve muito perto de vencer.

De acordo com as votações divulgadas pela FIFA, Messi e Haaland somaram 48 pontos cada. O desempate foi feito devido ao voto dos capitães das equipas nacionais, onde Messi levou vantagem (107 votaram no argentino como melhor do mundo, enquanto apenas 64 escolheram o norueguês).

O cálculo das votações
O cálculo das votaçõesFIFA

Haaland foi o mais votado pelos selecionadores (547 contra 476) e jornalistas (729 conta 315), enquanto Messi ganhou a votação dos adeptos (613,293 contra 365,893) e dos capitães em geral (677 contra 557).

Mbappé ficou com 35 pontos, sendo que foi o terceiro mais escolhido nas categorias acima votadas. Bernardo Silva foi o único português no top-10, com 18 pontos que lhe valeram um oitavo lugar atrás de Kevin De Bruyne (32 pontos), Osimhen (24), Rodri (24) e Julián Álvarez (21).

Os votos de Portugal

A FIFA disponibilizou, entretanto, os votos dos países que foram submetidos. Recorde-se que cada federação tem direito a votar pelo capitão, selecionador e membro da imprensa.

Pepe foi quem votou como capitão de Portugal e escolhe Bernardo Silva, Haaland e Osimhen (por esta ordem). Roberto Martínez votou em Brozovic, Bernardo Silva e Messi (assim ordenados). Vítor Serpa, de A BOLA, foi o representante português da imprensa e optou por Erling Haaland, Kevin De Bruyne e Bernardo Silva.

Confira aqui o resumo de todos os prémios