Mais

Tiger Woods junta-se ao conselho de administração do PGA Tour como diretor

Woods será o sexto jogador a integrar a direção
Woods será o sexto jogador a integrar a direçãoReuters
Tiger Woods aceitou juntar-se ao Conselho de Administração do PGA Tour como sexto diretor, anunciou o circuito norte-americano esta terça-feira, prometendo dar mais voz aos jogadores nas decisões futuras.

A mudança, que faz parte das novas medidas de governação e transparência anunciadas pelo Tour, fará com que Tiger Woods, 15 vezes campeão de grandes torneios, se junte a Patrick Cantlay, Charley Hoffman, Peter Malnati, Rory McIlroy e Webb Simpson no conselho de administração.

"A voz e a liderança de Tiger ao longo da sua carreira contribuíram de forma incomensurável para o êxito do PGA Tour e o facto de se aplicar ambos à nossa governação e ao nosso plano de futuro nesta altura crucial é ainda mais bem-vindo e tem um impacto ainda maior", declarou Jay Monahan, Comissário do PGA Tour.

"Estou empenhado em tomar as medidas necessárias para restaurar qualquer perda de confiança que tenha ocorrido como resultado do anúncio surpresa do nosso Acordo-Quadro", acrescentou.

Os Diretores de Jogadores terão total transparência e autoridade para aprovar ou recusar quaisquer alterações potenciais ao Tour, como parte das discussões do acordo-quadro relativas ao acordo PIF.

"Sinto-me honrado por representar os jogadores do PGA Tour", afirmou Woods, que está a recuperar de uma operação ao tornozelo realizada em abri.

"Este é um momento crítico para o Tour e os jogadores farão tudo o que estiver ao seu alcance para garantir que todas as alterações introduzidas nas operações do Tour sejam do interesse de todos os intervenientes no Tour, incluindo fãs, patrocinadores e jogadores", acrescentiu.

O anúncio surge quase dois meses depois do mundo do golfe ter sido surpreendido pelo anúncio de um acordo-quadro entre o PGA Tour e o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, que controla o LIV Golf.

De acordo com o PGA Tour, os jogadores e Monahan trabalharão em conjunto para alterar os documentos que regem o Policy Board, de modo a tornar claro que nenhuma decisão importante pode ser tomada sem o envolvimento e a aprovação dos diretores dos jogadores.

O Tour declarou igualmente que o conselheiro especial dos diretores de jogadores, Colin Neville, será plenamente informado das negociações relativas ao acordo com a PIF e que lhe serão fornecidas todas as informações solicitadas, para que possa desempenhar as suas funções em nome dos jogadores.

Entre os muitos jogadores de topo que se juntaram para expressar o seu apoio às mudanças estão o número um do mundo Scottie Scheffler, o atual campeão do Masters Jon Rahm, o japonês Hideki Matsuyama, bem como os australianos Jason Day e Adam Scott.