Um registo histórico: A incrível carreira de LeBron James em números

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Um registo histórico: A incrível carreira de LeBron James em números
A carreira de LeBron James é repleta de números extraordinários
A carreira de LeBron James é repleta de números extraordináriosAFP
Com os 38 pontos feitos pelos Los Angeles Lakers frente aos Oklahoma City Thunder, LeBron James tornou-se o maior marcador de sempre da NBA, fixando o seu registo em 38.390 e superando Kareem Abdul-Jabbar, que deteve o recorde durante um incrível período de 39 anos.

Aqui ficam alguns factos e figuras que colocam em perspetiva a brilhante carreira de LeBron James, cortesia da StatsPerform.

O astro norte-americano tem mais pontos na carreira do que cinco franchises atualmente em atividade na NBA: Indiana Pacers (36.515), Orlando Magic (33.164), San Antonio Spurs (32.364), Houston Rockets (28.642) e os Thunder (21.900).

Incluíndo a presente temporada, LeBron marcou pelo menos 1.000 pontos em todas as 20 temporadas que já disputou na Liga, ultrapassando Abdul-Jabbar, que o conseguiu em 19. Do total agora alcançado, 23.119 pontos foram conseguidos ao serviço dos Cleveland Cavaliers, onde passou 11 épocas, número que supera o registo combinado que atingiu pelos Lakers e pelos Miami Heat.

Imparável em casa e fora

Cleveland não foi apenas a equipa na qual foi mais prolífico, mas também o local onde o basquetebolista foi mais produtivo, o que não constitui uma surpresa. Na Rocket Mortgage FieldHouse, arena daquela cidade, marcou 11.670 pontos.

A esta, seguem-se a sua atual casa, a Crypto.com Arena, em Los Angeles, na qual somou 4.649 pontos, e a Miami-Dade Arena, onde passou quatro temporadas com os Heat e registou 4.613.

LeBron não alcançou ainda os 1.000 pontos em qualquer outro court, mas há cinco da NBA nos quais marcou mais de 800, o que comprova que não é apenas produtivo em casa.

Ao todo, o norte-americano conta 19.251 pontos em jogos em que a sua equipa atuou como visitante, o maior registo na história da NBA. Este número é, inclusivamente, superior ao que conseguiu em jogos como visitado, nos quais apontou 19.139 pontos, apesar de ter jogado mais vezes em casa (716 encontros) do que fora (694). 

A equipa contra a qual foi mais produtivo foram os Milwaukee Bucks (1.751), aos quais se seguem Pacers (1.743), Chicago Bulls (1.709) e Atlanta Hawks (1.707). LeBron marcou mais de 1.500 pontos contra 11 franchises diferentes durante a sua carreira na NBA.

O "Sr. Sem Assistência"

26.855 dos pontos celebrados por LeBron foram conseguidos sem qualquer assistência de um companheiro de equipa. Dwayne Wade, antigo colega nos Miami Heat, foi quem mais vezes lhe passou a bola para que concretizasse (776), seguindo-se Eric Snow (630).

Até hoje, 148 jogadores diferentes somaram pelo menos uma assistência para LeBron. O primeiro a fazê-lo foi Ricky Davis, cujo último jogo na NBA aconteceu a 9 de fevereiro de 2010.

Não são apenas os pontos em bruto que distinguem James dos restantes. O basquetebolista de 38 anos lidera também a NBA em jogos de play-off jogados (266) e em pontos de play-off marcados (7631).

Para além disso, detém o recorde de maior número de escolhas para o All-Star (19) e de seleções para a Primeira Equipa All-NBA (13). Campeão da Liga por quatro vezes, fica apenas atrás de Michael Jordan (6) no ranking de jogadores com maior número de distinções como MVP das finais.

Um registo intemporal

Dos sete jogadores que detiveram o recorde de melhor marcador de sempre desde o final da primeira temporada da NBA (1946/1947) até agora, quatro jogaram pelos Laker em algum momento das suas carreiras - George Mikan, Wilt Chamberlain, Abdul-Jabbar e James.

Os outros três foram Joe Fulks, Dolph Schayes e Bob Pettit.

Desses basquetebolistas, Abdul-Jabbar foi quem segurou o recorde por um período mais longo: 14.187 dias, o equivalente a quase 39 anos.

Quando Abdul-Jabbar estabeleceu o recorde a 5 de abril de 1984, a NBA tinha sido criada há apenas 13.671 dias. O primeiro jogo da Liga foi a 1 de novembro de 1946.

Ninguém poderá adivinhar por quanto tempo conseguirá LeBron manter o seu recorde, mas será preciso alguém muito especial para que se alcance a fasquia por ele estabelecida durante a sua excecional carreira. E não nos esqueçamos que o astro norte-americano ainda continua no ativo!