LeBron James: O homem que nasceu para ser rei

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
LeBron James: O homem que nasceu para ser rei
LeBron James entrou para a história da NBA
LeBron James entrou para a história da NBAAFP
Abençoado com capacidades inigualáveis para o basquetebol, uma capacidade atlética excecional e sem medo de abraçar a responsabilidade do estrelato na NBA, LeBron James forjou um caminho único com o objetivo de se tornar no melhor jogador de sempre.

Durante 20 anos, mais de metade da sua vida, o jogador, que enquanto adolescente foi apelidado como O Escolhido pela Sports Illustrated, abraçou a excelência. Agora o melhor marcador da história da NBA, ultrapassando o recorde que Kareem Abdul-Jabbar mantinha desde 5 de abril de 1984 - oito meses antes de LeBron nascer - James continua a escrever a sua lenda.

LeBron James e Kareem Abdul Jabbar
LeBron James e Kareem Abdul JabbarAFP

É um conto de feitos inacreditáveis, muitas vezes construídos em cima de desilusões, que colocam entre uma das grandes figuras do desporto mundial. O recorde de pontos é apenas o mais recente feito de uma carreira com quatro títulos da NBA, quatro eleições como o melhor jogador da final da NBA, quatro troféus de melhor da temporada regular, duas medalhas de ouro em Jogos Olímpicos e 19 eleições para o All-Star.

A ascensão à realeza da NBA surgiu após um início de vida precário. A mãe, Gloria, tinha 16 anos quando LeBron nasceu e lutou para singrar como mãe solteira. "Vi as drogas, as armas, os assassinatos", explicou o agora jogador dos Lakers quando convidado a falar da infância em Akron, no Ohio, onde num ano chegou a mudar sete vezes de casa.

Tudo se alterou quando Frank Walker, um treinador de futebol americano, o encontrou. Impressionado com a capacidade física, o técnico colocou-o na rota do basquetebol e persuadiu Gloria a deixá-lo mudar-se com a família de Walker. Então com 12 anos, LeBron James já tinha despertado a atenção de várias pessoas, impressionados com o poderío físico e a forma de entender o desporto.

Optou por St. Vincent-St. Mary, um liceu predominantemente branco, ao invés do John Buchtel, onde estava Savannah Brinson, futura mulher e mãe de três filhos do casal. A escolha levou a ficar com o grupo de amigos, onde se inclui Maverick Carter que ainda hoje o acompanha em projetos que vão desde o cinema à direção de outros clubes, negócios que, em conjunto com o salário auferido fizeram de James o primeiro multimilionário a jogar na NBA.

Aos 18 anos, LeBron tornou-se no jogador mais jovem de sempre a ser escolhido em primeiro lugar do Draft, quando os Cleveland Cavaliers apostaram nele em 2003. Assinou um acordo de 83 milhões de euros com a Nike, ainda antes do primeiro jogo como profissional, e terminou essa época como o líder da equipa em pontos, roubos de bola e minutos jogados.

Contudo, a história de LeBron James não se fez só de sucessos. Nas duas primeiras vezes que chegou à final da NBA perdeu - em 2007 com os Cavaliers e em 2011 com os Miami Heat - sendo que a segunda chegou um ano depois da famosa entrevista em que decidiu "levar as qualidades para South Beach", numa saída de Cleveland que foi muito escrutinada e que motivou algumas críticas.

É, no entanto, em Miami, que LeBron James vai encontrar a primeira equipa suficientemente competitiva. Em 2012 vence o primeiro título da NBA, o segundo chegou em 2013, ano em que foi eleito o melhor jogador da liga pela quarta vez (já o tinha sido em 2009, 2010 e 2012). Um ano volvido, em 2014, chegou pela quarta vez consecutiva à decisão do título, mas acabou por perder com os San Antonio Spurs e, depois de ter sido considerado vilão, decidiu regressar a casa e resolver os assuntos que deixou por acabar com os Cavaliers.

Seguiram-se mais quatro presenças na final, todas contra os Golden State Warriors. LeBron James perdeu três, mas a que ganhou, em 2016, foi épica, com a equipa a dar a volta a uma desvantagem de 1-3 para ganhar 4-3. Tornou-se no primeiro jogador da história da NBA a liderar em pontos, ressaltos, assistências, roubos de bolas e desarmes de lançamento numa série de play-offs e subiu ao estatuto de herói ao garantir o primeiro título profissional de uma equipa de Cleveland desde 1946, quando os Browns venceram a NFL.

O desarme de lançamento a Andre Iguodala vai ficar, para sempre, como uma das imagens icónicas da carreira. "Achei que era o melhor jogador que as pessoas algumas vezes viram", confidenciou, atiçando a eterna discussão com Michael Jordan sobre o estatuto de melhor de sempre.

O ativista 

Uma estrela nos pavilhões, LeBron James goza, também, de grande popularidade nas redese sociais, com 143 milhões de seguidores só no Instagram. Utiliza essa plataforma para denunciar injustiça racial, apoiar o movimento Black Lives Matter, criticar Donald Trump, então presidente dos Unios da América e rebater as críticas da ala mais conservadora da política norte-americana.

A escola I Promise fundada por LeBron James em Akron tem servido para ajudar crianças em situações de risco e as famílias. O empenho para apelar ao voto das minorias negras, em 2020, é visto também como uma importante ajuda à vitória de Joe Biden na corrida à Casa Branca.

É nesse ano que LeBron James vence o quarto título da NBA, desta feita com os Los Angeles Lakers, provando a todos que a ida para a Califórnia não era uma reforma antecipada, mesmo tendo em conta o papel de protagonista no filme Space Jam 2, que 25 anos antes tinha contado com a presença de Michael Jordan.

O antigo jogador dos Chicago Bulls continua a ser uma presença forte na carreira de LeBron James, com os seis títulos alcançados em seis finais a serem o principal argumento, já que o agora jogador dos Lakers conseguiu quatro em 10 presenças nas partidas decisivas.

Agora, com 38 anos, e o nome cada vez mais mesclado com o basquetebol norte-americano, o sonho é outro: jogar com o filho Bronny (18 anos), na NBA.

"Enquanto estiver no pavilhão, vou tentar ser o melhor jogador de sempre, tal como o melhor homem e o melhor pai. Tudo no mesmo caminho", garantiu.

LeBron James com a família
LeBron James com a famíliaProfimedia