Vasco da Gama regressa ao Brasileirão

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Vasco da Gama regressa ao Brasileirão

Nenê foi o autor do golo da vitória do Vasco da Gama
Nenê foi o autor do golo da vitória do Vasco da GamaProfimedia
O Vasco da Gama e os adeptos podem respirar de alívio: o Brasileirão está de volta. O cruz-maltino, que precisava de um empate na última jornada da Série B, este domingo, contra o Ituano, em Itu, fez, no limite, o que deveria. O 1-1 garante o Vasco na elite em 2023. Quem também subiu foi o Bahia, que venceu o CRB por 2-1, fora de casa, superando o empate que era necessário para subir. Cruzeiro e Grêmio completam a lista dos quatro que sobem para a Série A na próxima temporada.

O que o Ituano construiu em 37 rodadas da Série B, para chegar à última jornada com hipótese de subir, ficou prejudicado logo aos dois minutos do jogo. O penálti marcado a favor do Vasco da Gama rendeu ao conjunto carioca não só o inaugurar do marcadorr com Nenê, como a possibilidade de, a partir daí, ficar com um jogador a mais após a expulsão de Lucas Dias, que tirou, em cima da linha de baliza, um golo certo com a mão.

O que poderia ser uma situação mais confortável para o Vasco não se confirmou com o nervosismo da equipa impedindo ampla posse de bola e domínio no jogo. O Ituano não se intimidou e aproveitou as oscilações vascaínas para perceber que a reviravolta não estaria tão distante. O Vasco não conseguia mandar no meio-campo, deixando os adeptos preocupados. A vantagem numérica não aparecia dentro das quatro linhas. 

Reveja aqui as incidências do jogo

No começo do segundo tempo, emoções em sequência apresentaram o teste para os cardíacos. Logo aos 6 minutos, Gabriel Pec fez uma boa jogada antes de desperdiçar uma grande oportunidade na cara do guarda-redes Jeferson Paulino, que operou um milagre. Aos 54 minutos e, foi a vez do outro guarda-redes, Thiago Rodrigues, também impedir um golo quase feito, mostrando que o jogo estava muito aberto. 

O Ituano viu a igualdade numérica chegar aos 58 minutos, quando Andrey entrou de sola no adversário, recebendo o cartão vermelho direto. Com 10 contra 10, o conjunto da casa incomodou ainda mais o Vasco, que viu Thiago salvar a equipa, por mais de uma vez, para evitar o empate. 

As mudanças do técnico Jorginho não surtiram efeito, com o Vasco precisando se virar para segurar a pressão em campo, enquanto os adeptos sofriam fora dele. O Ituano recorria, em excesso, às bolas áreas para chegar ao empate, que não aconteceu por limitação de uma estratégia no momento decisivo. 

O apito do juiz, que deu sete minutos de descontos, rendeu o fim do sufoco do Vasco, que pareceu durar uma eternidade em 2022.