Vencer a Suécia ou puxar da calculadora: Portugal quer fazer história no Mundial de andebol

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Vencer a Suécia ou puxar da calculadora: Portugal quer fazer história no Mundial de andebol

Francisco Costa vai ser uma importante arma ofensiva para Portugal
Francisco Costa vai ser uma importante arma ofensiva para PortugalIHF/Facebook
Os Heróis do Mar entram para a última jornada do Grupo II da Main Round no segundo lugar com cinco pontos. Os suecos somaram por vitórias todos os jogos disputados na competição e já sabem que vão seguir em frente como o primeiro classificado.

Depois de há dois anos, no Egito, Portugal ter ficado às portas da qualificação para os quartos de final (somou seis pontos, menos dois que a Noruega, que seguiu com a França para a fase seguinte), a Seleção Nacional de andebol volta a sonhar com uma inédita passagem da Main Round do Campeonato do Mundo. Para isso, a tarefa não se afigura nada simples, mas não impossível para uma equipa que tem dado sinais de evolução ao longo dos últimos anos.

Depois de ter medido forças com Brasil e Cabo Verde, Portugal entra para a última jornada do Grupo II da Main Round com cinco pontos e encontro marcado com a Suécia. Coanfitriã da prova e vice-campeã mundial em 2021, a seleção nórdica já tem garantido o primeiro lugar, com oito pontos, depois de ter vencido todos os jogos realizados até ao momento.

Atrás seguem Islândia e Hungria, ambas com quatro pontos e de olhos postos no último lugar de qualificação. Ainda assim, depois de terem ficado atrás de Portugal no Grupo D, os dois conjuntos sabem que não dependem só de si para seguir em frente.

A classificação do Grupo II
A classificação do Grupo IIFlashscore

Se a equipa de Paulo Jorge Pereira conseguir vencer a Suécia (tal como aconteceu no Euro-2020), a passagem para os quartos de final fica garantida, sem precisar de recorrer a mais contas. Em caso de empate ou derrota, é preciso puxar da calculadora e ter em conta os outros dois jogos do grupo (que já se disputaram quando Portugal entrar em ação).

Veja os vários cenários que apuram Portugal:

Vitória (Sete pontos) - Segundo lugar garantido;

Empate (seis pontos) – Empate ou derrota da Islândia com o Brasil; Islândia vence o Brasil, Hungria vence Cabo Verde (no desempate a três, Portugal leva vantagem na diferença de golos, foi assim que ficou em primeiro no Grupo D);

Derrota (cinco pontos) – Islândia perde com Brasil, Hungria empata ou perde com Cabo Verde; Empates de islandeses e húngaros (volta a entrar em conta o desempate a três).

Última jornada da Main Round:

Cabo Verde – Hungria (14:30 horas)

Brasil – Islândia (17 horas)

Suécia – Portugal (19:30 horas)