Volta ao Algarve: Magnus Cort bate Van Wilder e Rui Costa ao sprint e vence na Fóia

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Volta ao Algarve: Magnus Cort bate Van Wilder e Rui Costa ao sprint e vence na Fóia

Magnus Cort venceu no Alto da Fóia
Magnus Cort venceu no Alto da FóiaVolta ao Algarve
A Volta ao Algarve deste ano continua a ser dominada pelos nórdicos e, depois do norueguês Alexander Kristoff ter vencido na véspera, esta quinta-feira foi a vês do dinamarquês Magnus Cort vencer no Alto da Fóia e assumir a liderança da Algarvia.

A segunda etapa da 49.ª edição da Volta ao Algarve começou com o anúncio de seis desistências, com Marc Hirschi (UAE Team Emirates), Yesid Pira (Caja Rural-Seguros RGA), Joel Suter (Tudor Pro Cycling), Barry Miller (ABTF Betão-Feirense), André Ramalho (Credibom/LA Alumínios/Marcos Car) e Frederico Figueiredo (Glassdrive/Q8/Anicolor) a regressarem a casa mais cedo.

A lista de desistentes aumentou já com a etapa em andamento, dado que os primeiros quilómetros ficaram marcados por um queda coletiva no pelotão, que culminou nas saídas de Jonas Hvideberg (Team DSM) e Luís Mendonça (Glassdrive/Q8/Anicolor) da competição.

Classificações completas

A tirada ficou marcada, desde cedo, por uma fuga de seis elementos - Matthew Gibson, Rafael Lourenço, Tomás Contte, Gaspar Gonçalves, António Ferreira e João Matias -, que viria a terminar ao quilómetro 160, antes da subida da Picota. Pelo meio, António Ferreira (Kelly-Simoldes-UDO) chegou à liderança da classificação da montanha.

A INEOS Grenadiers assumiu o comando do pelotão na penúltima subida do dia, já depois de Thymen Arensman, um dos favoritos à vitória, ter sofrido um problema mecânico. Também Stefan Bissegger (EF Education-Easypost) e o camisola amarela, Alexander Kristoff (Uno-X Pro Cycling Team) acabaram por ficar para trás e não voltaram a reentrar. 

A subida de segunda categoria acabou por selecionador o grupo que, com poucas dezenas de unidades, entrou a todo o gás na subida ao Alto da Fóia. Como tem sido habitual nas últimas edições, a derradeira montanha acabou por não fazer grandes diferenças e, ao sprint, Magnus Cort (EF Education-Easypoint) bateu Ilan Van Wilder (Soudal-QuickStep), que festejou antes do tempo, e Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty).

Este triunfo permite ao dinamarquês subir à liderança da prova, com quatro segundos de vantagem para o belga da QuickStep e seis para o português da Wanty. João Almeida (UAE Team Emirates) terminou a etapa em 14.º e subiu ao nono lugar da geral, a 12 segundos do lider.

Esta sexta-feira corre-se a terceira etapa, a mais longa desta edição - 203,1 quilómetros -, ligando Faro a Tavira.