Leon Draisaitl e o regresso da NHL aos Jogos Olímpicos: "Significa tudo para mim"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Leon Draisaitl e o regresso da NHL aos Jogos Olímpicos: "Significa tudo para mim"

Apesar da sua carreira na NHL, Leon Draisaitl poderá voltar a participar nos Jogos Olímpicos no futuro.
Apesar da sua carreira na NHL, Leon Draisaitl poderá voltar a participar nos Jogos Olímpicos no futuro.Profimedia
Leon Draisaitl, estrela do hóquei no gelo, congratulou-se com o regresso da liga profissional norte-americana NHL aos Jogos Olímpicos. "A decisão da NHL de libertar os jogadores para os Jogos Olímpicos de 2026 e 2030 significa tudo para mim", disse o avançado dos Edmonton Oilers: "Para mim, a seguir à Taça Stanley, é o que mais cobiço".

A liga, a associação de jogadores NHLPA e a IIHF tinham chegado a um acordo sobre a participação dos jogadores nos Jogos de inverno de 2026 e 2030. O acordo foi anunciado conjuntamente na sexta-feira, numa conferência de imprensa que antecedeu o All-Star Weekend da NHL.

De acordo com o comunicado, a NHL, a NHLPA e a IIHF delinearam os princípios mais importantes relacionados com a participação dos jogadores. Os pormenores deverão ser finalizados nos próximos meses.

Isto significa que o selecionador nacional alemão, Harold Kreis, também terá à sua disposição as estrelas alemãs da NHL Draisaitl, Tim Stützle e Moritz Seider para os próximos Jogos de inverno em Milão e Cortina d'Ampezzo. O anfitrião dos Jogos de 2030 ainda não está definido; a França é o único candidato no chamado "diálogo orientado" com o Comité Olímpico Internacional (COI).

"Infelizmente, não foi possível nos últimos anos, mas agora estou ainda mais satisfeito por ser possível nos próximos dois Jogos Olímpicos", disse Draisaitl: "Estou ansioso por isso."

O jogador natural de Colónia foi eliminado na primeira ronda da Competição de Habilidades no início do fim de semana All-Star. O colega de clube Connor McDavid venceu a prova, que determina o patinador mais rápido, o remate mais forte e o melhor batedor de penáltis, entre outras coisas, e arrecadou o prémio monetário de um milhão de dólares.

Será a primeira vez desde 2014 e apenas a sexta vez no total que os jogadores da NHL competem nos Jogos Olímpicos. Isso só aconteceu em 1998 em Nagano, 2002 em Salt Lake City, 2006 em Turim, 2010 em Vancouver e 2014 em Sochi. A NHL decidiu não participar nos Jogos Asiáticos de 2018 e 2022.